Consultado pela Eletronorte, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) informou não ter detectado nenhuma anormalidade no solo da cidade de Tucuruí no dia 30 de dezembro de 2021. Nesse dia, moradores relataram a sensação de tremor de terra.
“Foi uma sensação esquisita. O chão começou a mover embaixo dos meus pés”, contou o morador Clayton dos Santos. De acordo com o relato do cidadão, o tremor de baixa intensidade ocorreu pouco depois das 6h. Outro morador, José Ribamar Ferreira, do Bairro Jaqueira, sentiu a mesma sensação. “Eu estava na cozinha quando senti o chão tremer e até pensei que fosse algum caminhão passando na rua, mas não era”.
Alguns relatos apontam para um estrondo seguido dos tremores, o que não foram detectados pelo sistema de sismógrafo da UnB.
Leia mais:Em nota distribuída à imprensa nessa terça-feira (11), a Eletronorte explica que “com relação à ocorrência do tremor de terra na cidade de Tucuruí, por volta das 6h do último dia 30 de dezembro, conforme relatado por algumas pessoas da cidade, a Eletronorte esclarece que, após fazer contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), foi informada que não foram detectados registros no horário indicado.
A propósito do assunto, a empresa informa, ainda, que desde 1979, juntamente com diversas empresas do setor elétrico, mantém parceria com o Observatório Sismológico da UnB para monitoramento de abalos sísmicos, mantendo-se sempre atenta em relação a esse tipo de ocorrência”. (Antonio Barroso)