De acordo com o boletim diário divulgado pela Defesa Civil de Marabá, nas últimas 12 horas o Rio Tocantins subiu sete centímetros, chegando na manhã desta quarta-feira (12) aos 12,13 metros acima no nível normal.
Com mais de 13 abrigos oficiais e quase 500 famílias acolhidas, a Prefeitura de Marabá afirma que 1.609 famílias já foram atendidas. Vale ressaltar que mais de 600 famílias estão alojadas em casas de parentes e 190 continuam ilhadas (morando nos locais alagados).
Segundo a Defesa Civil, estão previstas 95 mudanças ao longo desta quarta-feira (12), mesmo com chuvas que iniciaram na madrugada e não pararam até por volta de 11h30. O transporte está sendo feito com a ajuda de 20 caminhões, sendo 10 do Exército Brasileiro e 10 da Defesa Civil.
AJUDA
Quem desejar ajudar as famílias com doações, os pontos oficiais da Prefeitura para arrecadação são a sede da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários – SEASPAC, que fica na Travessa da Fonte, bairro Amapá, Marabá – em frente ao CAP e ao lado do Ministério Público Estadual, e na sede da Defesa Civil Municipal, que está em novo endereço, na Rua 7 de Junho, nº 1020, Marabá Pioneira. A arrecadação é das 8 às 16 horas. Os itens prioritários são alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, roupas e artigos de cama, mesa e banho. (Ana Mangas, com informações de ASCOM/PMM)