Tucuruí ganhou mais um presente de aniversário. Prestes a completar 74 anos de história de desenvolvimento, a Prefeitura Municipal entregou um Castramóvel para cães e gatos da cidade. O objetivo é levar mais saúde aos pets dos tucuruienses, além de evitar o abandono desses animais, tudo de forma gratuita.
O trailer equipado com centro cirúrgico poderá ser levado para qualquer bairro do município em ações itinerantes, fruto de uma parceria do prefeito Alexandre Siqueira (MDB) com o deputado federal Celso Sabino (PSL), por meio de emenda parlamentar. Ambos estiveram presentes na solenidade realizada na Praça João Maria, no Bairro Jardim Paraíso, na última quarta-feira (29).
Com o Castramóvel, a gestão municipal dá início à política de saúde pública que contempla também os animais, o que antes, nem se ouvia falar na cidade. A meta é fazer o controle populacional, aplicar vacinas e evitar a proliferação das zoonoses que são doenças transmissíveis aos seres humanos.
Leia mais:Apesar de se chamar “Castramóvel”, o projeto não vai apenas castrar os animais, conforme anunciou o prefeito. “Hoje é um dia importante pra cidade de Tucuruí, principalmente para a causa animal. Temos em nossa cidade uma população de cães de rua muito grande, e esse Castramóvel vai servir não só para castrar animais, mas também para atualizar vacinação e fazer pequenas cirurgias”, disse.
A meta é zerar a taxa de abandono dos animais nas ruas, feiras e praças da cidade, pontuou o vice-prefeito, Jairo Holanda (MDB). “Hoje, Tucuruí recebe essa grande oportunidade. O Castramóvel vem para reduzir o número de animais abandonados e com ele, queremos reduzir para zero essa taxa de abandono. Vamos acabar com a reprodução descontrolada desses pets e assim, cuidar também da nossa saúde como um todo”, anunciou.
Conquista inédita
Trabalhando há anos com saúde dos pets, Lucileia Baia, coordenadora da UPAT, uma organização não governamental que dá assistência aos animais abandonados, comemorou a conquista inédita do município. “Há muitos anos nós esperamos por uma iniciativa gratuita como esta e hoje, ver isso se concretizar, é motivo para comemorar”, disse agradecida.
Em seu pronunciamento, o deputado federal Celso Sabino agradeceu pela oportunidade de cooperar com a saúde pública da cidade. “Estou muito feliz de estar aqui hoje entregando esse importante aparelho que vai ajudar muito na proteção e redução dos animais em condição de rua aqui em Tucuruí. Estou grato em fazer parte dessa história”, falou emocionado.
O secretário de Saúde, Charles Tocantins, explica que a iniciativa vai causar bons resultados na saúde pública. “Vamos ofertar procedimentos cirúrgicos tanto para cães como para gatos, sejam eles de rua ou não. Isso representa uma evolução na saúde animal que brevemente nos trará reflexo na saúde pública”, ponderou.
A secretária de Assistência Social, Andréia Siqueira, que também esteve presente na solenidade, reafirmou o compromisso da gestão municipal com a saúde animal. “Estamos aqui fazendo a entrega do castramóvel, que vai beneficiar toda a população de Tucuruí, ajudando a ter um cuidado especial com cães e gatos e diminuindo várias doenças da nossa cidade, que faz parte também das prioridades de nosso mandato”, garantiu.
Como vai funcionar?
As ações do Castramóvel serão realizadas de forma itinerante, percorrendo os vários bairros do município com uma programação que deve ser definida e divulgada ainda no início de janeiro de 2022 pela Secretaria de Saúde. (Ascom PMT)
Cães e gatos de Tucuruí serão castrados e vacinados gratuitamente em ações itinerantes