Uma pesquisa realizada esta semana pela empresa Testes Moleculares, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas, atestou que o vírus Influenza A do subtipo H3N2 está circulando potencialmente em Parauapebas e contribuindo para o aumento do número de casos de síndrome gripal, a exemplo do que vem acontecendo nos demais municípios paraenses.
Somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a procura aumentou de 250 atendimentos por dia para 550 entre os dias 19 e 26 deste mês.
A orientação da Secretaria de Saúde para quem está com os sintomas da gripe é procurar, inicialmente, uma das 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, permitindo que a UPA e o Pronto Socorro voltem as atenções aos casos mais graves. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Leia mais:São sinais de alerta febre alta, desconforto respiratório, dor de garganta, dores nas articulações, dores musculares ou de cabeça, especialmente em pessoas que possuem alguma comorbidade, como os doentes crônicos ou imunodeprimidos.
O alerta é para que a população não abandone as medidas de prevenção já sugeridas para a pandemia de covid-19, ou seja, distanciamento social, uso de máscaras e higiene constante das mãos. (Com informações de Ascom/PMP)