O tráfego de veículos já está restabelecido e o trânsito segue normal na estrada da Carne de Sol, rodovia municipal de Abel Figueiredo (PA) que liga os estados do Pará e Maranhão. O trabalho das equipes da Secretaria de Estado de Transporte (Setran) terminou no final da tarde de terça-feira (21), com um aterro que foi construído para fechar a cratera criada pela enxurrada no córrego Bate-papo.
Segundo a Secretaria Regional de Governo, o trabalho é paliativo, devido a urgência para retomar a passagem dos veículos e de carga, tão importante ao Pará. Os engenheiros ainda vão discutir uma saída definitiva para aumentar a capacidade de escoamento ali.
Na manhã do último domingo (19) um trecho da estrada foi destruído e carregado pela enxurrada no córrego Bate-papo, onde a água transbordou. No lugar ficou uma enorme cratera.
Leia mais:O córrego marca justamente o limite entre os dois estados, onde começa o asfalto recém construído pelo Governo do Pará, num trecho de 8,5 quilômetros. Nesse ponto, no entanto, não houve intervenção naquela época. Não existe ponte, mas um conjunto de bueiros que desta vez não deu conta da quantidade de água. Há dias chove forte na região.
A estrada liga os municípios de Abel Figueiredo (PA) a São Pedro da Água Branca (MA) e é uma das rotas mais usadas por quem quer viajar daqui para o Nordeste do país via terrestre. No caminho inverso, é grande a entrada de mercadorias no Pará, principalmente bebidas vindas de fábricas no Maranhão e no Piauí. (Da Redação)