Permanece bloqueado o tráfego de veículos na estrada da Carne de Sol, importante ligação entre os estados do Pará e do Maranhão. Na manhã de domingo (19) um trecho da estrada foi destruído e carregado pela enxurrada no córrego Bate-papo, onde a água transbordou. No lugar ficou uma enorme cratera. O Correio de Carajás apurou que maquinário da Setran já está no local trabalhando no aterro para retomar a trafegabilidade, o que deve acontecer até o final do dia nesta segunda-feira (20).
O córrego marca justamente o limite entre os dois estados, onde começa o asfalto recém construído pelo Governo do Pará, num trecho de 8,5 quilômetros. Nesse ponto, no entanto, não houve intervenção naquela época. Não existe ponte, mas um conjunto de bueiros que desta vez não deu conta da quantidade de água. Há dias chove forte na região.
Leia mais:A solução de momento para retomada emergencial do tráfego, segundo a Setran, será esse aterro, até que os engenheiros discutam uma saída definitiva para aumentar a capacidade de escoamento ali.
Hoje, ao contrário de ontem, não havia fila de carros e carretas aguardando solução, pois os motoristas já estão sendo avisados na Vila Carne de Sol sobre o bloqueio. Apenas vans estão passando até próximo do local para deixar passageiros que estão atravessando a pé para nova condução do lado maranhense.
A estrada liga os municípios de Abel Figueiredo (PA) a São Pedro da Água Branca (MA) e é uma das rotas mais usadas por quem quer viajar daqui para o Nordeste do país via terrestre. No caminho inverso é grande a entrada de mercadorias no Pará, principalmente bebidas vindas de fábricas no Maranhão e no Piauí. (Da Redação)