Com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso do imunizante Pfizer em crianças a partir de cinco anos, mais de 35 mil pessoas em Marabá entram para o público alvo e devem ser vacinadas no município. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o número de marabaenses que, com a decisão da agência reguladora, passa a integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Vale ressaltar que o Ministério da Saúde, mesmo com a aprovação, ainda não divulgou a previsão para o início da vacinação desse novo grupo. As doses voltadas para o público infantil têm composição diferente em relação às aplicadas nos adultos, embora possuam o mesmo princípio ativo.
Até então, a vacinação estava sendo permitida apenas para maiores de 12 anos.
Leia mais:Cidades vizinhas
De acordo com um levantamento realizado pelo Portal Correio de Carajás, com a nova decisão, o segundo município com a maior população do público alvo a ser atingido nessa nova etapa da vacinação é Parauapebas. A Capital do Minério deve vacinar em torno de 23 mil crianças.
Logo depois vem Tucuruí, com uma média de 15 mil pessoas. A previsão é que a região do Carajás vacine em torno de 154 mil crianças entre 5 e 11 anos de idade. (Ana Mangas)