O Pará recebeu, na manhã desta terça-feira (14), no Aeroporto Internacional de Belém, mais 76.550 doses da Janssen. Até o momento, o Estado já recebeu 13.367.165 imunizantes, distribuídos entre Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen.
A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que recebeu as vacinas no Aeroporto, é a responsável pelo envio aos Centros Regionais de Saúde por vias terrestre, aérea e fluvial, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A equipe da Sespa deve organizar ao longo desta semana a logística de distribuição das doses levando em consideração os municípios com menor cobertura vacinal.
Leia mais:
“Nossa estratégia neste momento é fortalecer a vacinação nas cidades paraenses que precisam melhorar seus índices e que parte da população ainda não tomou nem a primeira dose. Os imunizantes devem ser distribuídos já nos próximos dias e as doses são repassadas segundo a necessidade de cada local”, explica Daniele Nunes , que é diretora de Epidemiologia da Sespa.
A Sespa tem recomendado aos municípios que realizem busca ativa principalmente entre as pessoas que não tomaram nenhuma dose. As vacinas da Janssen serão usadas para doses de reforço. Com a chegada de mais doses, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, acredita que será possível avançar ainda mais no processo de imunização.
“Estamos realizando uma força-tarefa para que todos os paraenses tenham acesso a vacina, mas é sempre bom destacar que esse é um trabalho em conjunto que precisa também do apoio das secretarias municipais de saúde e da população que não pode deixar de completar o esquema vacinal. Por isso, procurem os postos de saúde mais próximos e fiquem atentos às datas para realizar também a dose de reforço”, afirma.
Vacinômetro
Em dados atualizados, até a manhã desta terça-feira (14), o Vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 13.391.235 doses de imunizantes do Ministério da Saúde. No total, 5.473.698 pessoas tomaram a primeira dose (73,29% de cobertura vacinal), 4.171.384 tomaram a segunda dose (55,85% de cobertura vacinal) e 360.398 pessoas já tomaram a dose de reforço (4,62% de cobertura vacinal).
No vacinômetro a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.
(Agência Pará)