Com a conquista de nove medalhas – uma de ouro, três de prata e cinco de bronze – quatro jovens do projeto de karatê Lutando Pelo Futuro estão retornando para Marabá com o sorriso no rosto e a sensação de ter representado o estado do Pará tão bem em uma competição nacional.
De 2 a 5 de dezembro, eles tiveram a oportunidade de participar do Campeonato Brasileiro de Karatê, em Brasília.
O projeto social surgiu em meados de 2012 através da professora Gina Suelem. Ao Correio de Carajás, ela conta que seu objetivo era implantar na sua comunidade o esporte. “Queria trazer mais oportunidade para as crianças e jovens”.
Leia mais:Atualmente, cerca de 100 crianças participam do Lutando Pelo Futuro, divido em dois pontos da cidade, um no Bairro São Félix e outro na Vila Capistrano de Abreu, na zona rural do município.
Com o apoio da comunidade, da secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social de Marabá, Priscila Veloso, e da Associação Girão, os atletas puderam viajar e levar o nome da cidade ao pódio.
Suelem iniciou no esporte aos 9 anos de idade e hoje é faixa preta. Ainda na estrada, ela contou à reportagem que seu pai foi seu maior incentivador. “Ele e meu primeiro professor, Luiz Sousa, foram meus grandes apoiadores. Por várias vezes eu quis desistir, mas graças a Deus, eu estou aqui, e hoje posso incentivar várias crianças”.
Para ela, o esporte é superar limites e resgatar a vida de crianças e jovens que muitas vezes estão perdidos nas ruas. (Ana Mangas)