Correio de Carajás

Sete crianças são envenenadas por homem em Paragominas

Francisco Pereira da Silva foi preso em flagrante ontem, domingo (22), em Paragominas, no nordeste do Pará, suspeito de abusar sexualmente de duas crianças. A suspeita acerca dos crimes surgiu em decorrência de outro caso igualmente chocante. As vítimas de abuso estão entre sete crianças que foram envenenadas por outra pessoa. Uma delas morreu.

Segundo a Polícia Civil, Roque dos Santos, de 48 anos, foi preso no sábado (21) e confessou ter colocado veneno de rato em pães com manteiga que foram entregues às sete crianças. Roque afirmou aos policiais ter cometido o crime para se vingar da ex-namorada, que é mãe de três vítimas.

Uma filha da mulher, de apenas cinco anos, morreu na noite de sábado em decorrência do envenenamento.

Leia mais:

Ao investigar a questão do envenenamento, a Polícia Civil acabou detectando que duas das crianças haviam sido vítimas de abusos sexuais e chegou até Francisco.

Por meio da assessoria de comunicação do órgão, o delegado Cristiano Nascimento, titular da Seccional de Polícia Civil de Paragominas, informou que funcionários da Unidade de Pronto Atendimento Médico (UPA) da cidade acionaram o órgão informando que cinco crianças foram internadas envenenadas por “chumbinho”.

Ao conversar com familiares e com as crianças, conseguiram identificar Roque como suspeito do crime.

“As crianças relataram aos policiais civis que ganharam um pão com manteiga do suspeito e que ingeriram o lanche sem saber que havia veneno na comida”, informou o delegado, por meio da assessoria de comunicação.

Roque dos Santos foi preso em seguida e chegou a negar o crime, mas depois confessou, alegando não aceitar o fim do relacionamento com a mulher.

Ele informou ter ido na casa onde estavam cinco crianças da família e outras duas amigas, brincando.

A Polícia Civil apreendeu, ainda, o aparelho celular da ex-namorada de Roque, onde foram encontrados áudios enviados por ele na última sexta-feira (20), nos quais ameaçava a mulher.

Roque foi autuado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. Ele está recolhido no Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA).

ESTUPRO

Enquanto as crianças recebiam atendimento médico identificaram que duas delas apresentavam sinais de sofrerem abusos sexuais recorrentes. Em seguida, os policiais civis conseguiram identificar o suspeito do crime, conhecido como “Chico”, tio das vítimas de abuso. Uma delas era a criança que morreu após o envenenamento.

“Após as crianças darem entrada na unidade de saúde pelo envenenamento, o suspeito fugiu para a zona rural já sabendo que seus crimes seriam descobertos”, ressalta o delegado. Apesar de ter tentado se esconder, Francisco acabou preso pela Polícia Civil na Vila Balalaica, zona rural de Ipixuna do Pará.

Francisco também foi autuado em flagrante pelos estupros e está recolhido. (Luciana Marschall – com informações de Polícia Civil)