A Black Friday, que neste ano ficou para o dia 26 de novembro, está rendendo lucros para o comércio de Parauapebas, e a esperança é de que os próximos dias ainda gerem mais rendimentos aos lojistas da Capital do Minério. Seguindo um planejamento arrojado, os comerciantes da cidade comemoraram as primeiras respostas positivas da data, que foi apropriada da cultura estadunidense há alguns anos por todo o Brasil.
O Partage Shopping de Parauapebas abriu uma programação especial desde a virada da quinta (25) para a sexta de Black Friday, quando o centro comercial ficou aberto até meia noite, com algumas lojas funcionando até três horas da manhã. Vouchers e promoções com descontos foram disponibilizados aos consumidores que esperaram até tarde para curtir as primeiras horas da sexta-feira mais aguardada no comércio.
Roberta Rossi, gerente de franquia de cosméticos no Partage Shopping, comemorou os bons resultados da Black Friday desde o primeiro momento da loja, que abriu há apenas sete dias. “Fomos muito bem recebidos pelos consumidores, e por isso selecionamos os produtos para as promoções com carinho. Ontem [na virada de quinta para sexta] já foi bem legal e hoje estamos bem felizes e ainda esperançosos”, disse em entrevista ao Portal Correio de Carajás.
Leia mais:E na Avenida do Comércio, principal centro comercial de rua em Parauapebas, os bons resultados também apareceram: Ellen Fernandes, gerente de uma loja de roupas infantis na rua do bairro Rio Verde, também celebrou os bons números da Black Friday: “Planejamos nossas promoções com uma semana de antecedência, com foco em marketing e mídia, e por enquanto está sendo um grande sucesso”, ela comemora.
Ambas as lojistas não só comemoraram as vendas de sexta-feira, mas ainda projetaram um final de semana de sucesso, como se fosse uma “Black Weekend”. “Até o dia 3/12 teremos descontos de 30% a 50%, e esperamos um pico de vendas hoje à noite”, disse Roberta. Ellen também seguiu essa linha, dizendo que “nossa Black Friday sempre se estende pro sábado” e que os resultados até agora superaram a expectativa.
BLACK FRAUDE?
Como o próprio Portal Correio de Carajás alertou anteriormente, o consumidor tem que ficar de olho para aproveitar de verdade as promoções da Black Friday. Apesar das divulgações e do movimento, a professora Anatália da Silva Leal, que foi à Avenida do Comércio comprar presentes em meio aos bons preços da Black Friday, disse que esperava valores mais favoráveis ao consumidor.
“Tiveram lojas que eu percebi que aumentaram o preço semana passada e diminuíram agora, então é preciso procurar bem antes de comprar. Vim com o meu marido aqui [na Avenida do Comércio] semana passada e observamos isso”, alerta a consumidora, consciente. Ainda assim, ela se comprometeu a procurar pelos melhores preços; “Com Natal e Ano Novo chegando, estou dando uma olhada. Achei que esse ano estaria melhor, mas tem muita coisa que está valendo a pena”, ela informou. (Juliano Corrêa)