As carretas consultório estão sendo montadas em frente à praça do Bairro Liberdade para atendimento médico gratuito aquele bairro e aos da proximidade por dois dias nesta sexta-feira e sábado (19 e 20). Nem bem a equipe chegou ao local e mais de 300 moradores do complexo, oriundos também do Laranjeiras e Independência, já estavam por lá formando fila. Segundo eles, é a urgência por atendimento em saúde o qual é ofertado nessa ação do Instituto Miguel Chamon.
A passagem anterior foi pelos bairros Belo horizonte e São Miguel da Conquista, onde os últimos atendimentos aconteceram nesta quinta-feira. Eles tiveram acesso a consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda vão ganhar os óculos, sem custo.
A idosa Maria Divina da Silva, moradora da Travessa Planalto, no Liberdade é uma das que está disposta a virar a noite aguardando exame oftalmológico e ganhar seus óculos. Ela chegou lá às 18 horas por um lugar na fila. “Vim aqui e estou muito feliz por essa ação ter chegado aqui. Vai atender a todas as pessoas carentes que não têm condição de comprar óculos”, destaca a idosa, com um sorriso no rosto.
Leia mais:José Gomes da Sila, o Zé do Severino, de 76 anos, é morador do Independência e também estava pronto para virar à noite esperando para tentar atendimento com clínico geral e oftalmologista. “Essa ação do instituto é muito boa. Tem muita gente aqui em Marabá precisando desse tipo de atendimento”, comentou, acompanhado da esposa e dos filhos, todos atrás de consultas.
ATENDIMENTO
As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.
O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.
INSTITUTO
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.
A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)
Fotos: Evangelista Rocha