A terça-feira (16) foi integralmente dedicada à população do Bairro Amapá, no atendimento em saúde disponibilizado pelo Instituto Miguel Chamon. As consultas aconteceram onde está sendo construída a futura Orla do bairro, com exames para clínico geral, dentista, ultrassom e oftalmologista e ainda vão ganhar os óculos, sem custo. A próxima parada da ação será o complexo formado pelos bairros Belo Horizonte, Novo Horizonte, Vale do Itacaiúnas, Filadélfia e São Miguel da Conquista. Ali, ficará por dois dias nesta quarta-feira e quinta (17 e 18).
No Bairro Amapá, muitos moradores que aguardavam ansiosos pelo atendimento a procedimentos de saúde foram contemplados. É o caso do casal Nilson Nogueira Alves e Andreia Simone Barbosa, os quais ficaram sabendo da ação do instituto pela rádio da Correio FM.
“Eu estou achando essa ação muito boa e eu fiz o exame de vista, vou receber meus óculos e isso poderia rodar mais, para que mais gente desinformada se consulte”, disse Nilson.
“Muita gente está precisando dessa consulta, mas não sabe o que está acontecendo ai ouvi no rádio e também liguei para umas amigas que me deram a informação direitinho e deu certo, me consultei da vista e estava precisando muito”, complementou Andreia.
Valdeci dos Santos parabenizou o instituto pela ação, que considerou um grande benefício para o bairro. “É um trabalho social que estamos recebendo. As pessoas precisam de atendimento em saúde. São pessoas que muitas vezes não têm condição de pagar uma consulta, comprar óculos”, comemorou.
ATENDIMENTO
As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.
O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.
INSTITUTO
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.
A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Henrique Garcia)
Leia mais:
Após a consulta de vista, morador escolhe armação para os óculos
Valdeci dos Santos parabenizou o instituto pela ação
Nilson Nogueira Alves e Andreia Simone Barbosa: casal foi junto atrás de atendimento
Fotos: Evangelista Rocha