O jornalista Ulisses Pompeu, editor do Portal Correio de Carajás, acaba de retornar do Rio de Janeiro, onde participou de um treinamento promovido pelo Exército Brasileiro para um grupo seleto de 16 profissionais de comunicação das quatro regiões do País.
A capacitação ocorreu no período de 8 a 12 de novembro, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sergio Vieira de Mello –, tendo como objetivo capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes instáveis e em áreas de conflitos.
Os estagiários tiveram instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados/áreas suspeitas, Defesa Química/Biológica/Radiológica/Nuclear (DQBRN), dentre outras.
Leia mais:Conhecido como EPJAIAC (Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Áreas de Conflito) o evento contou com a supervisão e coordenação do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), com sede em Brasília, e teve a participação de 16 profissionais de imprensa dos seguintes meios de comunicação:
– Portal Correio de Carajás, TV BAND, TV BAND Amazonas, TV GLOBO Rio, GLOBONews, TV MORENA (afiliada da GLOBO), Record TV Rio, TV ITAPUAN (afiliada da TV RECORD em Salvador), Agora RN (Natal) e Rádio 98 FM Belo Horizonte; e
– Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Marabá, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Pará, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Mato Grosso, Assessoria de Imprensa da INFRAERO e Portal A Voz do Xingu.
Também participaram do treinamento, como palestrantes, integrantes da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social do Exército, do Centro de Comunicação Social da Marinha e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
A atividade foi enriquecida, também, com as palestras realizadas pelo jornalista Marcos Uchoa; pela professora doutora Karenine Rocha (Centro de Estudos de Pessoal); pelo Coronel do Exército Brasileiro, veterano Carlos Frederico Gomes Cinelli; e pela major Gabriela (chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Leste), todos possuidores de larga experiência nos assuntos ministrados.
Uchoa compartilhou sua experiência na cobertura de oito guerras no Oriente Médio e destacou a importância de os jornalistas não se empolgarem e quererem aparecer no front de batalhas, colocando em risco suas vidas. “Nosso papel é mostrar como aquele episódio impacta a vida de pessoas nas comunidades. Temos de ouvir histórias e contá-las”, sugeriu.
O jornalista Ulisses Pompeu destaca que o estágio promovido pelo Exército Brasileiro foi de grande relevância para sua carreira profissional, pois contribui para atuar em situações de conflitos que ocorrem no Pará, muitos dos quais ele faz cobertura. “Já passei por situações de tensão na cobertura de fechamento de rodovia por parte de indígenas, quando fui levado a força para negociar minha liberação e de meu drone por um cacique. Também já passei por caso semelhante envolvendo sem terra e produtores rurais. Os conhecimentos adquiridos no EPJAIC 2021 nos ajudam a atuar com mais cautela e preparo nestas situações”, diz ele.
O jornalista agradece ao CMN (Comando Militar do Norte), com sede em Belém, que o indicou para participar do treinamento no Rio de Janeiro. “Também destaco a relevância da palestra “Relacionamento com Fonte Militares”, ministrada pela jornalista e professora Kareninne Rocha, que ajudou o grupo a entender como manter melhor relação com militares das Forças Armadas”, sintetiza Ulisses Pompeu. (Da Redação)