Correio de Carajás

Companhia cancela voos para Marabá dois dias seguidos e não hospeda passageiros

No início da manhã desta quarta-feira (10) várias fotos e vídeos de passageiros indignados começaram a circular nas redes sociais relatando o descaso da companhia área Azul, no Aeroporto Internacional de Belém. De acordo com as informações divulgadas, os voos da linha área foram cancelados nestas terça e quarta-feira (9 e 10) e nenhuma explicação plausível foi dada aos clientes.

Segundo o passageiro que gravou o vídeo que viralizou nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais, os voos saídos de Belém com destino à Marabá e Carajás foram cancelados. “Estamos ao relento no aeroporto. Tem criança, idoso…  E eles alegam que em Belém não tem nenhum hotel com vaga. Vocês acreditam nisso?”, questiona indignado o rapaz no vídeo, mostrando várias pessoas no saguão.

O Portal Correio de Carajás conversou com exclusividade com dois passageiros que estão em Belém aguardando voo para Marabá.

Leia mais:

Kamilla Fonseca relata que iria fazer apenas uma conexão em Belém, saindo de um avião e entrando em outro. “Quando chegamos logo apareceu no telão um aviso de atraso de três horas. Eles informaram que teve um atraso porque o comandante passou mal e estava vindo outro da cidade de Campinas. Essa foi a justificativa para o atraso, que seria justamente para não cancelar o voo”.

Telão com informações dos voos constam que estava previsto para às 5h10 desta quarta-feira (10), o voo para Marabá

A passageira explica que o voo inicialmente agendado para às 2 horas, sairia então às 5 horas da manhã. No entanto, quando deu o horário as informações do voo simplesmente sumiram do telão. “Ficamos perdidos. No salão de embarque não tinha ninguém da Azul para dar qualquer tipo de explicação. Fomos orientados a ir até o balcão de atendimento da companhia e, chegando lá, descobrimos que tinha gente desde ontem. Ou seja, ontem o voo também foi cancelado. Eles não conseguiram nem ir para um hotel e estavam no aeroporto. Arrumaram apenas uma sala vip para colocar os passageiros. A Azul alegou que não tem hotel com vaga em Belém”, relata revoltada.

O outro passageiro que está aguardando retornar ao município de Marabá é o delegado da Polícia Civil, Márcio Maio.

Ele explica que foi verificado, em conversa com outros passageiros que também estavam reclamando no saguão, que a companhia aérea cancelou por dois dias seguidos os voos com destino à Marabá e Carajás. “Tem uma certa quantidade de pessoas que está desassistida pela Azul. Eu estou aqui desde às 2 horas da manhã, mas tem gente que está há mais de 24 horas”, lamenta Márcio.

Segundo ele, após muita confusão, agora de manhã foi cedido alimentação e um voucher de R$ 400 aos passageiros. “Eles falaram que não tem hotel credenciado na cidade”. Márcio Maio contou à reportagem que, por conta própria, ligou para três hotéis próximos do Aeroporto de Belém e confirmou que estão todos lotados e que não há vagas. “Eles não conseguem explicar o porquê do cancelamento dos voos”, diz o delegado.

De acordo com Kamilla e Márcio, a previsão é que um voo de Belém com destino à Marabá saia nesta quarta às 12 horas.

AZUL LINHAS AÉREAS

Em Nota a Azul esclarece que, por problemas operacionais, o voo AD4112 (Belém-Marabá) foi cancelado ontem (10). A companhia ressalta que prestou toda a assistência necessária, conforme previsto na resolução 400 da Anac, e que já providenciou a reacomodação de seus Clientes em voos da própria companhia. A Azul lamenta os aborrecimentos causados e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações.

Reportagem atualizada às 10h51 do dia 10/11/2021 para acréscimo da nota da Azul

(Ana Mangas)