Correio de Carajás

Atendimento em saúde caminha para terceiro dia no São Félix

Uma ação social que tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas por onde passou este ano no Pará. O atendimento em saúde do Instituto Miguel Chamon está no complexo São Félix, em Marabá, onde caminha para o seu terceiro dia na segunda-feira (8), alcançando centenas de pessoas que não teriam essa oportunidade tão cedo. São consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda a doação dos óculos.

Isso tudo graças ao fato de que a entidade leva, em sua ação itinerante, duas carretas com consultórios completos e modernos, além de equipe especializada para um atendimento sem custo para a população.

A procura é tão grande pelo acesso a tais serviços que as filas começam já no dia anterior, atrás de senhas. Trata-se de uma ação sem precedentes na história desta região pelo tamanho e o alcance das pessoas beneficiadas.

Leia mais:

Segundo a moradora Lucileide, “a ação é ótima, pois vai abranger muita gente da comunidade que necessita e não tem condição financeira de usufruir do que estamos tendo aqui hoje”, comemora.

Dona Valéria, outra que procurava atendimento junto com a família, também conseguiu consulta e comemorou: “Chegou na hora certa, principalmente num momento de tantas doenças, de epidemia. Então acaba ajudando e beneficiando quem não tem condição de pagar uma consulta”

NOVA FILA

E para os atendimentos da segunda-feira, dia 8, já existe nova fila na Rua Magalhães Barata, onde está concentrada a ação. Com cadeiras e até colchonetes, um grupo grande de pessoas já tenta guardar vaga para o dia seguinte, dispostos a virar a noite.

É o caso de Manoel Sampaio, de 53 anos, artesão e morador do São Félix Pioneiro. Para ele, a ultrassonografia será importante para seguir com um tratamento pelo qual está passando. “Eu preciso muito e não sabia quando ia conseguir esse exame. Estou feliz demais”, comentou, completando que não será esforço algum passar a noite à espera, diante do sofrimento de ter que batalhar pelo atendimento por outros meios.

ATENDIMENTO

As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.

INSTITUTO

O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.

Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.

Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala. (Da Redação)

 

—————

Serviço

# Atendimentos

– Clínico Geral

– Dentista

– Exames de Ultrassonografia

– Consulta de Vista

– Doação de Óculos

 

>>> Data: Dia 8 de novembro

>>> Local: Rua Magalhães Barata – ao lado da Panificadora Vitória, Bairro São Félix

 

Esta ação tem o apoio do Grupo Correio de Comunicação