Redenção, no sul do Estado, decretou luto oficial por três dias pela morte do primeiro prefeito do município, Arcelide Veronese, de 78 anos, que faleceu na sexta-feira, 5. O ex-prefeito fazia tratamento em Goiânia-GO no intuito de se recuperar de um câncer no pâncreas. O velório foi realizado em clima de forte comoção neste sábado, 6, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no centro de Redenção.
Arcelide Veronese se tornou um dos moradores pioneiros em Redenção. Nascido em 8 de novembro de 1942, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, ele chegou na região sul paraense na década de 1970, constituiu família e ingressou na política. Em 1982, quando o território de Redenção foi desmembrado do município de Conceição do Araguaia e emancipado, ele foi eleito o primeiro prefeito redencense, exercendo o cargo até 1987.
O enterro do corpo do ex-prefeito ocorreu no final da tarde de sábado, em Redenção, com honras militares. A cerimônia foi aberta ao público, e contou com expressivo número de familiares, amigos e lideranças locais. Além de político, Arcelide Veronese foi pecuarista e empresário em Redenção. Ele deixou esposa, duas filhas, dois netos, além de uma legião de amigos e admiradores.
(Delmiro Silva)