Centenas de moradores do complexo Morada Nova correram para o Ginásio Erlon Carlos já na noite de quinta-feira (4) para tentar guardar lugar para acesso a uma grande ação de atendimento em saúde do Instituto Miguel Chamon. Muitos deles estão há meses tentando atendimento especializado e viram nessa ação a grande oportunidade de ter de imediato uma consulta odontológica, clínico geral e consulta de vista (oftalmológica). E mais, ainda, a certeza de que além da receita, vão receber os óculos gratuitamente, pela entidade.
A reportagem esteve no local na madrugada deste dia 5, e percebeu que mesmo tendo optado por passarem a noite guardando lugar para atendimento, os populares estavam satisfeitos pela certeza de que teriam acesso a esses serviços. Para muitos é uma oportunidade que não ocorreria tão cedo pelos meios convencionais.
Maria de Fátima Melo foi uma das primeiras a chegar sob as tendas, na frente do ginásio, às 9 horas de quinta-feira. Ela estava atrás de uma ultrassonografia. “Sem isso aqui eu acho que só ia conseguir esse exame no final do ano que vem. Isso aqui é uma maravilha para todos nós que não temos condição. Fico até emocionada”, disse ela.
Leia mais:Manoel Araújo Assunção, 47 anos, vendedor de polpa de fruta, morador das casas populares do Tiradentes, foi para a fila com uma garrafa de café e outra de água. Estava pronto para resistir à noite. Nunca usou óculos na vida, mas sabia que estava com problemas na visão e o sonho era ter a consulta e ganhar os óculos. “Trouxe tudo para virar a noite. Logo que eu soube corri para cá. Não tem problema, eu fico o tempo que for, mas vou conseguir”, disse, determinado.
Já Arislene montou uma banquinha para jogar dominó com amigos e pessoas da família enquanto aguardava na noite pelo atendimento que ocorreria pela manhã. “Uma ação dessas é importante demais. É muito tempo que aguardamos por algo assim. Só acho que poderia ser por mais dias. Tem gente demais aqui próximo que precisa”, opinou.
Seu Domingos dos Santos, 84 anos, com um bom humor invejável e sorriso no rosto, foi outro que correu para o local. O sonho é de conseguir a consulta de vista e seus óculos. “Eu tô chegando aqui e tô querendo voltar a enxergar. É muito tempo sem óculos, mas sei que aqui vai dar certo, se Deus quiser”.
ATENDIMENTO
As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.
As carretas hoje estão em Morada Nova, mas seguem atendendo em Marabá nos próximos dias, a exemplo do bairro São Félix, onde ficam de 6 a 8 de novembro, com atendimentos diários nas mesmas especialidades.
INSTITUTO
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala. (Da Redação)