Correio de Carajás

Fernanda Montenegro é eleita para Academia Brasileira de Letras

Ela é a nona mulher e a primeira atriz escolhida para ocupar uma cadeira da ABL. Fernanda Montenegro dedicou quase 80 dos 92 anos de vida à dramaturgia.

A atriz Fernanda Montenegro foi eleita para ocupar a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras. A nova imortal da Academia Brasileira de Letras é bem conhecida do público: Fernanda Montenegro, a primeira atriz a receber o título. A condecoração reverencia uma vida dedicada às artes.

“Acho que a vida tem milagres, não tem? Não esperava, mas aconteceu. Aceito e aceito feliz”, contou.

Ela é a nona mulher eleita para uma cadeira da ABL desde a fundação da academia, há 124 anos. Passa a ocupar a de número 17, espaço deixado pelo escritor e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, falecido em março em 2020.

Leia mais:

 

Fazer parte da academia é mais um passo na carreira de Fernanda, sempre com um propósito de defender a cultura nacional.

“Eu acho que a academia é um centro de resistência cultural brilhante e histórica. Eu sei que essa crise no campo cultural das artes vai passar, vai passar. Não há como sobreviver no bruto, sabe? Na ignorância”, definiu.

A eleição na tarde desta quinta-feira (4) foi secreta. Fernanda Montenegro era candidata única, o que foi interpretado por acadêmicos como sinal de prestígio à atriz.

Trinta e quatro acadêmicos participaram — alguns, de casa. Seguindo a tradição, os votos foram queimados ao fim da contagem.

A dama do teatro brasileiro foi eleita imortal da ABL por 32 votos. Fernanda Montenegro dedicou quase 80 dos 92 anos de vida à dramaturgia. Publicou dois livros, e seu nome já era um desejo antigo dos acadêmicos que insistiram na candidatura.

“Fernanda Montenegro é ligada ao imaginário brasileiro. Ela é parte integral, mas ela também é uma intelectual profunda, escritora, com qualidades que são muito importantes. Então, ela é um marco muito importante, sobretudo agora, depois de um momento terribilíssimo da pandemia. A academia encontra forças de se renovar e de se renovar com uma jovem de mais de 90 anos. É um privilégio para todos nós, brasileiros”, definiu o presidente da ABL, Marco Lucchesi.

 

A posse está marcada para março de 2022.

A figura de Fernanda Montenegro ultrapassa o universo literário. É conhecida e admirada tanto no teatro como nas telenovelas. Foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi, em 1951. Na Globo, atuou em mais de 30 obras. Ganhou o Emmy Internacional de “Melhor Atriz” pelo seriado “Doce de Mãe”, em 2012, e é a única brasileira indicada a um Oscar de “Melhor Atriz”. Foi pelo papel de Dora no filme “Central do Brasil”.

Com Fernanda Montenegro, a ABL ficou mais próxima do grande público.

“Estão abrindo, através de uma atriz, no caso, por acaso, eu, uma coletividade que pode vir junto. Eu não estou aqui sozinha. Como eu acho que todos os meus colegas, nesses meus quase 80 anos de vida pública, estão comigo, e não estão fazendo isso como demagogia, estão fazendo isso porque isso pertence gloriosamente à minha arte: o teatro”, declarou.

(Fonte:G1)