O Ginásio Poliesportivo Islander Souza, de Parauapebas, localizado no bairro Beira Rio, será o palco do Open Internacional de Karatê, evento da modalidade olímpica organizado pela Confederação Nacional de Karatê no Brasil. O torneio terá início nesta sexta-feira (5), com a abertura da competição acontecendo no sábado (6) pela manhã e culminando nas finais, a serem disputadas no domingo (7).
A disputa envolverá mais de mil atletas de todas as faixas etárias e diferentes graduações, sendo que são estimados cerca de 700 atletas oriundos de Parauapebas. Entre os atletas restantes, há delegações de fora do município e também de países como Paraguai, Panamá, Argentina, Estados Unidos e Peru. As competições acontecerão nas modalidades Kata (luta ilusionária), Kumite (luta com contato físico) e revezamento.
Em Parauapebas, o evento conta com apoio da Organização da Sociedade Civil Instituto Ágape e Associação Girão de Artes Marciais, além da administração pública do município e Federação Paraense de Karatê (FEPAK). A competição será aberta ao público, respeitando-se medidas sanitárias, ainda em reflexo da pandemia do coronavírus; será obrigatório uso de máscara, com álcool gel sendo disponibilizado no local.
Leia mais:Agnaldo Medeiros, presidente da FEPAK, reforçou o convite a toda a população de Parauapebas, especialmente aos pais dos atletas, visto que as competições por faixa etária vão começar com a categoria “Fraldinha”, de quatro e cinco anos de idade, reforçando o caráter de disciplina e respeito que sempre é presente no tatame do karatê. (Juliano Corrêa)