Correio de Carajás

Carajás: Parque Zoobotânico reabre para visitação

O Parque Zoobotânico Vale (PZV) está reaberto à visitação pública, das 10 às 16 horas, com emissão de 450 tickets diários pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), na portaria da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas. A reabertura do espaço ocorre após o avanço da vacinação em Parauapebas, mas com número restrito diário de visitantes e adoção de medidas sanitárias preventivas em função da covid-19.

Nesta segunda-feira, dia 18, alunos da Escola Municipal Nelson Mandela participaram de uma visita guiada e realizaram plantio simbólico de uma muda de jacarandá do Pará juntamente com autoridades locais.

Outras medidas adotadas para garantir a segurança dos visitantes será o controle de entrada na portaria, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel pelas áreas do parque, além da presença dos promotores da saúde, uma equipe de profissionais que vai sensibilizar os visitantes quanto as medidas de prevenção.

Leia mais:

O PZV está reabrindo com espaços reformados, como os recintos dos macaco-aranha-da-testa-branca (Ateles marginatus), o que abriga os macaco-aranha-da-cara-vermelha (Ateles paniscus) e os macacos prego (Spajus nigritus), além do parquinho, que está com novos brinquedos e mais colorido. “Estamos muito felizes em termos condições adequadas para reabrir o Parque Zoobotânico Vale e sabemos o quanto a população da região estava aguardando por isso. Nós contamos com a colaboração de todos respeitando as medidas preventivas a pandemia”, destaca o supervisor do parque, Cesar de Sá Carvalho Neto.

O parque esteve fechado durante a pandemia, mas os cuidados com os animais não pararam. Todos os dias, uma equipe de tratadores seguiu dedicada à limpeza dos recintos e ao preparo da alimentação desses bichinhos, exemplos da beleza e da importância da Amazônia. Por mês, chegam a ser 4 toneladas de alimentos preparados com cuidado conforme a dieta especial de cada um.

Nessa reabertura, os visitantes também poderão conferir novos moradores do parque, como a macaca Chicó, uma fêmea da espécie macaco-aranha-de-testa-branca, vítima de maus tratos, que foi mantida durante 20 anos acorrentada em uma propriedade rural, no estado do Mato Grosso. O animal foi resgatado e encaminhado para o PZV no mês de julho desse ano, e hoje já ocupa o recinto com outros indivíduos da mesma espécie.

“Temos também duas fêmeas de onça pintada (Panthera onca), entre elas a Roma. A Roma foi resgatada pelo IBAMA ainda filhote em fevereiro do ano passado, no município de Cametá, e encaminhada para o parque. Roma já está integrada com as outras onças que temos no parque. Outro animal que temos novo é uma ariranha, que também é conhecida como lontra-gigante (Pteronura brasiliensis), que habita ambientes de água doce e consta em perigo de extinção segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção. A ariranha tem hábitos diurnos e se alimenta preferencialmente de peixes, mas pode incluir na sua alimentação crustáceos, moluscos, pequenos mamíferos, répteis e aves”, comenta Sá.

O Centro de Visitantes, onde estão atrações como formigueiro e a sala de coleções seguirá fechado à visitação pública. O viveiro de imersão está em reforma e também não estará disponível ao público. Outro espaço que também está em obras de infraestrutura é o recinto onde estão os macacos mão de ouro e zogue-zogue. Ambos os espaços em reforma devem ser liberados à visitação nas próximas semanas.

Serviço

O Parque Zoobotânico estará aberto de domingo a domingo, das 10h às 16h, com a distribuição de 450 tickets diários pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), na portaria da Floresta Nacional de Carajás. (Com Ascom Vale)