Correio de Carajás

Pessoas dormem na fila por atendimentos do Instituto Miguel Chamon

As equipes do Instituto Miguel Chamon nem haviam terminado de atender as pessoas que receberam senhas na manhã de quinta-feira (14) quando os interessados pelas senhas da sexta (15) começaram a chegar na tenda montada em frente à escola Domingos Cardoso da Silva, no Residencial Alto Bonito, em Parauapebas.

Maria José chegou por volta das 16h15 preparada para passar a noite no local e ser uma das primeiras atendidas no dia seguinte. “Quero um exame de vista, que não está muito boa. Estou sentindo dor quando está muito quente o sol, só vejo os vultos de longe, não enxergo o rosto das pessoas”, relata.

Antes das 16h30, Maria José já estava na fila para o atendimento no dia seguinte

Ela diz já ter usado óculos há muito tempo, mas nunca mais conseguiu atualizar os exames oftalmológicos e está vivendo sem a correção. “Estou achando muito bom eles aqui, se tivesse sempre, pra ajudar o povo, seria muito bom”, afirma.

Leia mais:

Os caminhões do instituto estacionaram no local na quarta-feira (13) e uma média de 500 atendimentos diários estão sendo realizados em clínica geral, odontologia, oftalmologia e exames de ultrassom.

Roberto Soares Sampaio também chegou ao local no final da tarde de quinta, por volta das 18 horas, em busca de um exame oftalmológico. “A vista não está muito boa, estou enxergando as letras pequenas, estão sumindo. Agora vou botar uns óculos pra ver se dá uma melhorada, que não está bom, não”, afirma, elogiando o serviço. “Eu acho que ter a consulta aqui é muito bom. Eu conseguindo e os parceiros que tão na luta também é bom demais”.

Roberto Soares Sampaio chegou ao local às 18 horas para garantir um exame oftalmológico

O vigilante José Carlos da Silva chegou às 19 horas com o intuito de renovar o par de óculos remendado. “Eu fiz uns óculos e, antes de eu terminar de pagar, quebrou. Fui lá e disseram que não tinha jeito e eu nem paguei o restante, estou usando remendado e então vim em busca de outro, melhor”, diz.

Ele acrescenta ser importante a oferta dos serviços gratuitos para aqueles com dificuldade em pagar uma consulta ou exame. “A gente tem que correr atrás e aproveitar essas oportunidades que estão vindo. Amanhã estarei com o exame na mão e, com fé em Deus, será só esperar os óculos”.

José Carlos da Silva chegou às 19 horas em busca de um par de óculos novos

Conforme o deputado Chamonzinho, idealizador do projeto, apenas neste ano a ação itinerante já esteve em 29 municípios do interior do Pará e, em Parauapebas, a demanda surpreendeu os organizadores. “Isso mostra a necessidade da população por atendimento à saúde, seja exame de ultrassom, seja atendimento oftalmológico, consultas de clínica geral, a procura por dentista é enorme. As pessoas dormiram na fila esperando atendimento e a gente fica triste por isso, mas fica feliz por poder colaborar e ajudar a população de Parauapebas através do instituto Miguel Chamon”, declarou.

Neste final de semana, sábado (16) e domingo (17), as unidades de atendimento do Instituto Miguel Chamon estarão na esquina da Avenida Castanheira com a Rua C5, contemplando moradores dos bairros Jardim Tropical 1 e 2, Ipiranga e Vale do Sol.

As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começarão a ser entregues a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada. O Instituto Miguel Chamon ainda atenderá em outras localidades de Parauapebas até o fim do mês de outubro. (Luciana Marschall – com informações Italo Almeida)