Correio de Carajás

Círio de Nazaré 2021: veja como foi a comemoração em Belém

Mesmo sem procissão oficial por causa da pandemia, Círio levou ao menos 400 mil fiéis às ruas neste domingo, 10.

Ao menos 400 mil fiéis foram às ruas neste domingo (10) no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A programação de uma das maiores manifestações religiosas do mundo chegou a 229º edição em um formato diferente. Pelo segundo ano consecutivo sem procissões oficiais, por causa da pandemia, o Círio de Nazaré teve missas, homenagens com chuva de pétalas de flores e sobrevoo da Imagem da Santa Padroeira, que percorreu a capital de helicóptero da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.

Segundo a Segup, o número de participantes deve ser ainda consolidado pois não contabiliza os fieis que acompanharam a imagem na berlinda em trajeto de cerca de 3 quilômetros. Já a Cruz Vermelha Brasileira calcula que cerca de 500 mil pessoas participaram das celebrações neste domingo.

Círio de Nazaré 2021: Esquadrilha da fumaça deixa mensagem no céu de Belém — Foto: Brenda Rachit/ g1 PA
Círio de Nazaré 2021: Esquadrilha da fumaça deixa mensagem no céu de Belém — Foto: Brenda Rachit/ g1 PA

A programação começou às 7h, com a celebração da Missa Solene na Catedral, no bairro da Cidade Velha. Em seguida, a Esquadrilha da Fumaça prestou homenagem à Nossa Senhora e escreveu mensagens no céu de Belém. Esta é a primeira vez que a Esquadrilha presta homenagens à Santa Padroeira da Amazônia durante o Círio.

Criança se veste de Nossa Senhora para agradecer cura da Covid-19

 

Promesseiros prestaram homenagens e agradeceram a graças alcançadas. Entre os fiéis, esteve Ana Clara, de 11 anos. A pequena devota mostra que a fé se renova e atravessa gerações. Vestida de Nossa Senhora de Nazaré, a criança caminhava pelas ruas em agradecimento à cura da Covid-19.

“Vim agradecer pela minha saúde porque ano passado eu peguei Covid-19 e fiquei com sequela no rim, fiz tratamento e agora já estou bem”, conta.

Ana Clara também agradeceu a saúda da avó, que precisou passar por cirurgia. “Minha avó não andava, ela precisava colocar uma prótese no joelho. Agora ela também está bem. Graças a Deus e à Nossa Senhora. Nossas preces foram atendidas”.

De pé quebrado, cantora Gretchen caminha no Círio

 

A cantora Gretchen também foi às ruas em nome da fé. Mesmo com o pé quebrado, ela não deixou de prestar homenagens à Santa. Acompanhada do marido paraense, o músico Esdras Souza, ela caminhou pela avenida Nazaré.

Gretchen conta que fez promessa e agradecimentos às conquistas alcançadas. “Uma das coisas mais importantes era conseguir vender a minha casa de Portugal para que eu conseguisse liberar a minha vida do meu ex-marido. Nossa Senhora de Nazaré, mais uma vez, me ajudou para que eu conseguisse isso e agora eu sou livre para estar com meu marido e para viver essa vida que eu vivo hoje, no Pará”, relata a artista.

Gretchen afirma que as promessas feitas à santa foram há três anos, no Círio de 2019, quando conheceu Esdras.

“Essa é para toda a vida: eu ter casado com meu marido. Essa promessa eu vou cumprir até o fim da minha vida”, comenta.

 

Promesseira passa mal

 

Segundo a Cruz Vermelha Brasileira, que há 40 anos realiza atendimentos aos fiéis, foram realizados cerca de 90 atendimentos médicos, principalmente com curativos e socorro a fieis que desmaiaram.

Uma das pessoas que foi atendida foi Érika Silva, que após passar mal, precisou de socorro médico antes de continuar o trajeto em direção à Basílica de Nazaré.

Círio de Nazaré 2021 - Érika Brito, de Ananindeua, sendo atendida pelos socorrista durante o pagamento do promessa pela cura do câncer de pulmão da mãe — Foto: Bruno Amancio/g1 Pará
Círio de Nazaré 2021 – Érika Brito, de Ananindeua, sendo atendida pelos socorrista durante o pagamento do promessa pela cura do câncer de pulmão da mãe — Foto: Bruno Amancio/g1 Pará

Ela estava nas ruas de Belém carregando uma imagem de Nossa Senhora nos braços e conta que agradeceu pela saúde dos familiares: a cura da mãe, diagnosticada com câncer no pulmão, e do tio, que testou positivo para a Covid-19.

“Minha mãe foi curada do câncer no pulmão, que enfrentava há dois anos. Eu cheguei com a ‘Nazica’, como tenho costume de chamar, para que ela curasse minha mãe e ela curou”, relata Érika.

Sobrevoo da Santa

 

Imagem de Nossa Senhora sobrevoa a Basílica de Nazaré — Foto: Brenda Rachit/G1 PA
Imagem de Nossa Senhora sobrevoa a Basílica de Nazaré — Foto: Brenda Rachit/G1 PA

A Imagem Peregrina saiu do píer na Casa das 11 Janelas e fez um sobrevoo pela cidade, passando por alguns hospitais, iniciando no Hospital da Marinha, seguindo pela Ordem Terceira, Hospital do Exército, Santa Casa e PSM da 14 de março, Beneficente Portuguesa, Hospital Amazônia, Ophir Loyola, Hospital Unimed, PSM do Guamá, Hospital HSM, Porto Dias, Hospital da Aeronáutica, Metropolitano e Abelardo Santos.

A imagem retornou para o Hangar do GRAESP, no aeroporto, e depois fez novo sobrevoo, desta vez, pelo trajeto do Círio, pousando no estacionamento da Basílica. Lá, a Imagem foi recebida pelo governador Helder barbalho e pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Imagem é retirada da berlina e fica mais próxima dos fiéis.  — Foto: Brenda Rachit/G1 PA
Imagem é retirada da berlinda e fica mais próxima dos fiéis. — Foto: Brenda Rachit/G1 PA

Imagem chega à Basílica de Nazaré

Em seguida, a Imagem foi colocada na Berlinda e entrou na Praça Santuário. O público acompanhou a missa de encerramento realizada na Basílica Santuário. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Na avenida Nazaré, em frente ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), a Imagem foi retirada da Berlinda e ficou mais próxima dos fiéis. Ela foi conduzida pelas ruas ao redor do Complexo Arquitetônico de Nazaré.

A Imagem foi conduzida à Praça Santuário, onde fica até o Recírio, que será realizado dia 24 de outubro.

(Fonte:G1)