O 23º Batalhão da Polícia Militar de Parauapebas (23º BPM) realizou no último fim de semana a “Operação Tolerância Zero” contra a violência, contando com o apoio da Guarda Municipal (GM), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Corpo de Bombeiros e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Na operação, realizada de sexta para sábado e de sábado para domingo, 165 pessoas foram conduzidas para averiguação na 20ª Seccional de Polícia Civil, 31 bares foram fechados por não terem licença para funcionar, foram lavrados 42 autos de infração de trânsito, 16 motos e dois carros foram apreendidos, realizadas seis notificações da Semma (por som alto) e quatro notificações do Corpo de Bombeiros.
Leia mais:De acordo com o subcomandante do 23º BPM, major Emmett Alexandre da Silva Moulton, a operação visa combater irregularidades na cidade e ‘sufocar’ a criminalidade. Segundo ele, esse tipo de operação conjunta com outros órgãos de segurança vai continuar, sem data e local pré-divulgados, para não ‘alertar a bandidagem’.
Na operação de sábado para domingo, que começou 20 horas e terminou 4 horas, 84 pessoas foram conduzidas para averiguação na delegacia, 17 bares foram fechados por falta de documentação para funcionar, 10 motos foram apreendidas e foram lavrados 25 autos de infração de trânsito.
Na segunda etapa da operação, que começou às 20 horas de sábado e terminou às 5 horas de domingo, foram realizadas 318 abordagens, 81 pessoas foram conduzidas para averiguação na delegacia, foram realizadas 17 autos de infração de trânsito, seis notificações da Semma, quatro notificações do Corpo de Bombeiros, seis motos e dois carros apreendidos e vistoriados e fechados 14 estabelecimentos comerciais, por não terem licença de funcionamento e outros por estarem pendentes em documentos que os habilitem a funcionar de maneira legal ou por terem sido flagrados menores de 18 anos no interior do estabelecimento em horário inapropriado.
Em um dos bares foi encontrado dentro de um capacete que estava debaixo de uma mesa certa quantidade de maconha prensada e 10 trouxinhas de cocaína. O proprietário do estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Também durante a operação aconteceu a prisão em flagrante de uma pessoa por alcoolemia ao volante e duas por briga seguida de lesão corporal em bar. (Tina Santos)