Correio de Carajás

Vacinação contra covid-19 é retomada e contempla 1ª, 2ª e 3ª doses

Nesta semana, a vacinação contra a covid-19 acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro com as 1ª, 2ª e 3ª doses, em três locais diferentes. No dia 06, quarta-feira, será na Unidade Básica de Saúde José Pereira, no bairro da Paz, localizada na Rua Pernambuco; no dia 07, quinta-feira, será no Centro de Saúde Carlos Barreto, em Morada Nova; e no dia 08, sexta-feira, na Unidade de Saúde Maria Bahia da Conceição, em Murumuru.

De acordo com a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mônica Borchart, a organização foi realizada para contemplar a população. “Esta semana faremos em três dias, em locais bem distintos, pra gente abranger  a população”, explica a diretora.

 

Leia mais:

Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde

Podem tomar a 1ª dose do imunizante todas as pessoas com 12 anos ou mais (incluindo todas as faixas etárias e grupos chamados em etapas anteriores, entre eles grávidas e puérperas, as quais precisam apresentar prescrição médica). É necessário levar cartão SUS, CPF, comprovante de residência e declaração preenchida.

Quem estiver com a 2ª dose atrasada ou marcada para os dias 6, 7 e 8 pode se dirigir aos três locais citados acima nos respectivos dias, sendo preciso apresentar cartão SUS, carteira de vacina, CPF e declaração preenchida.

Baixe a declaração:

Confira quem pode tomar a 3ª dose

“A dose de reforço temos em duas categorias. Terceira dose para profissionais de saúde e idosos a partir dos 60 anos com intervalo de seis meses completos que tomaram a 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração. A outra categoria são os imunossuprimidos, desde que estejam com 28 dias completos da 2ª dose” destaca a coordenadora do DAB Mônica Borchart.

São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte. Esse público deve apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação, cartão SUS, CPF e declaração preenchida.

(Ascom PMM)