A diretoria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá inaugurou nesta sexta-feira, dia 1º, um totem no portal de acesso à Marabá Pioneira. A tela, que fique escorada ao mastro da bandeira mantida pela Prefeitura, tem motivos relacionados à festa religiosa e pode ser visto mesmo de longe, da a sua grande dimensão. É um chamariz para o chamado Círio das Artes, programação musical que ocorrerá no dia 15 de outubro, a partir das 19 horas, em forma de live. Vários artistas vão se revezar no palco em homenagem à virgem Maria.
O bispo Dom Vital Corbelini esteve ontem acompanhando pessoalmente a ação, acompanhado de outras lideranças ligadas à organização. Ele comemorou que o clima de Círio já esteja tão presente na cidade, apesar das limitações.
O professor Melquíades Justiniano da Silva, como produtor cultural, é quem mais uma vez está auxiliando a Igreja Católica na programação musical, a qual tem seu custeio garantido por patrocinadores como Sinobras e grupo Líder, por meio da lei Semear do Governo do Pará. “É um rico projeto cultural denominado o Círio das Artes. Será a arte a serviço da evangelização. O Círio de Marabá é um movimento histórico de fé e que se constitui no segundo maior Círio do estado do Pará. É nosso, orgulhosamente. Temos uma Diocese que cuida diariamente desses valores”, comenta Melquíades.
Leia mais:A live tem como nome: “Um Canto para Maria” e será transmitida direto do palco do teatro Cine Marrocos, na Marabá Pioneira, com 23 artistas, entre eles músicos locais e outros convidados, vindos de Belém, como tenores.
AINDA COM RESTRIÇÕES
Toda a programação do 41º Círio de Marabá segue, a exemplo de 2020, com mudanças em relação ao formato tradicional, devido à pandemia de covid-19. Então, mais uma vez, não vai haver a grande romaria no domingo (dia 17 de outubro0, porém a imagem será trasladada de carro no trajeto tradicional, sem multidão. Tudo será transmitido online.
Enquanto isso, nos dias anteriores, a imagem segue em peregrinação pelas paróquias.
No dia do Círio, em 17 de outubro, a programação compreenderá:
Santa Missa na Catedral Diocesana, às 7 horas; saída do 41º Círio de Nazaré, às 8 horas; Santa Missa de Encerramento, na Praça do Santuário, na Folha 16, às 11h30. A transmissão online vai se dar pelas redes da igreja e TV Círio no Facebook, Instagram e YouTube). (Da Redação)