A equipe organizadora do Festejo de São Domingos de Gusmão 2018 esteve na sede do Grupo Correio de Comunicação, em Marabá, na última quinta-feira (12), acompanhada das garotas que disputarão o título de rainha da festa. O evento começa no dia 1º de agosto e acontece no Parque de Vaquejada de São Domingos do Araguaia, sob da comunidade católica do município. O tradicional festejo católico é realizado há mais de 40 anos na cidade e conta este ano com leilões e apresentações musicais.
Segundo Letícia Maciel, que está há cinco anos na equipe de realização do evento, o convite para integrar a coordenação geral da festa partiu da amiga Cristina Toledo. “Ela me fez o convite e falou para a gente pegar esse desafio de tentar resgatar algumas tradições dos festejos de antigamente que estão perdidas”, contou. Dentre estas tradições está a Rainha do Festejo de São Domingos de Gusmão, que voltou a fazer parte da programação no ano passado.
Cristina que também é coordenadora geral, explica que o intuito do festejo é arrecadar dinheiro para reformar o piso da Igreja de São Domingos de Gusmão, e que por isso o concurso da rainha é importante. “Porque, na verdade, não é o quesito beleza que a gente leva em conta, mas ganha a candidata que arrecada mais fundos para a Igreja”, esclareceu. Ela espera que o evento seja ainda melhor do que a edição realizada em 2017.
Leia mais:Antes do festejo, acontece a cavalgada da cidade, no dia 28 deste mês e, entre os dias 31 de julho e 8 de agosto, a comunidade participa da novena de São Domingos de Gusmão.
(Nathália Viegas)