Em visita aos estúdios da rádio Correio FM nesta sexta-feira (17), o baixista da Banda Pirucaba Jazz e membro fundador, Itair Rodrigues, falou sobre o estilo performado produzido por eles, misturando música regional, como guitarrada e carimbó com outros estilos musicais, como o blues, jazz e fusion.
A Pirucaba Jazz é um grupo de música instrumental que nasceu em 2011, quando Dauro Remor almejou realizar um trabalho nesse estilo em Marabá. Quase 10 anos depois, no ano de 2021, o Grupo Pirucaba Jazz realiza apresentação gratuita neste domingo (19) na Praça São Félix de Valois, no Núcleo Marabá Pioneira.
A apresentação acontece como contrapartida social à contemplação no edital Aldir Blanc Pará – “Sons da Cidade 02”, no qual foram contemplados e que possibilitou lançarem o disco em janeiro de 2021.
Leia mais:Sobre a oportunidade de realizar esse projeto, Itair explica que o disco tem várias representações regionais, levando em cada faixa do álbum, nomes de lendas da região e bastante conhecidas, como porca de Bobes, Boiuna e Matinta Perera.
Tudo está interligado. A identidade cultural está enraizada no grupo. O nome “Pirucaba”, por exemplo, é uma homenagem a um dos balneários mais antigos do município, localizado em baixo da ponte de acesso ao Núcleo Cidade Nova, no Rio Itacaiunas.
Novos projetos
“O grupo está com a eminência de lançar um novo single e posso dar um spoiler que no museu da cidade, Francisco Coelho, vai ter uma exposição sobre as lendas regionais, e essa exposição precisa de um fundo musical. A gente foi carinhosamente convidado a fazer parte desse cenário”, conta Itair, falando sobre novos projetos.
O EP Lendas está disponível em todas as plataformas digitais de streaming. (Henrique Garcia)