A Associação de Hortifrutigranjeiros, Pescadores e Ribeirinhos de Marabá, localizada na comunidade Boa Esperança, distante 15 quilômetros, próximo à região do Carrapato, está comemorando a surpreendente colheita de melancia, ao todo foram trezentas toneladas da fruta.
Na manhã desta sexta-feira (17), uma parte dos agricultores esteve na Secretaria de Obras, para agradecer o apoio e incentivo da gestão municipal no trabalho de desenvolvimento do projeto feito com a doação de insumos, máquinas, orientação técnica e análise de solo.
O produtor rural, Aldenir Pereira de Souza, popular Maranhão, presidente da Associação informou que se surpreendeu pois na região não havia ainda a iniciativa de se produzir melancia até que um representante da Secretaria de Agricultura esteve com os produtores e lhes afirmou que estaria ali iniciando uma parceria com os produtores para transformar a região numa grande produtora da fruta.
Leia mais:“Esse projeto foi iniciado com alguns produtores e logo fomos convidados para plantar melancia no início deste ano e levamos um representante da Secretaria de Agricultura que se propôs a nos ajudar com insumos, pessoal técnico, arado, esteira, calcário e isso nos empolgou e começamos a plantar e hoje estamos produzindo”, disse o representante da Associação.
Atualmente, há 80 famílias na associação, no entanto, 18 produtores integram o projeto. “Estamos começando agora e posso afirmar que temos 300 toneladas somente nesta primeira safra e também levamos à frente o projeto de maracujá e temos fé que vai dar certo porque já iniciamos a venda da melancia e vamos seguir com fé”, diz Aldenir Pereira de Souza.
A doação foi feita com a participação de 10 agricultores da região. O prefeito Tião Miranda disse que o investimento em agricultura é um dos mais gratificantes pois resulta em renda para o agricultor e produtos mais acessíveis à população. “A Secretaria de Agricultura vem fazendo um trabalho fabuloso com os pequenos produtores e é importante porque o custo de vida fica mais barato para quem mora na cidade e hoje há vários projetos em desenvolvimento como melancia, maracujá, apicultura e outros que estão dando renda para o agricultor. A cada dia vamos fomentar com orientação técnica, análise de solo e outros que se tornam um avanço muito enorme. Vamos continuar investindo pesado nesse setor”, antecipou Tião Miranda.
O prefeito também afirmou que parte da produção da agricultura familiar está sendo adquirida para a alimentação escolar e os produtos da doação serão entregues ao Departamento de Merenda Escolar. “E todo o produto doado hoje, num total de 30 melancias e maracujás, está sendo encaminhado às escolas para servir de alimentação para nossas crianças, que adoram melancia”, disse o gestor.
O secretário de Agricultura, Adailton de Sá, comemorou junto aos agricultores o bom momento da safra de melancia no município. Segundo ele, é o resultado de uma política voltada para o atendimento amplo a todos os trabalhadores do campo e que mais projetos serão encaminhados.
Ele relembra que, há sete anos, quando reassumiu a Prefeitura, a Secretaria de Agricultura não estava devidamente aparelhada. “Começamos a estruturar e hoje podemos somar os resultados e estamos avançando em vários outros projetos, como a suinocultura, desenvolvendo um trabalho para evitar problemas ambientais e sanitários. Atenderemos, ainda, dezenas de agricultores em breve”, disse Adailton de Sá.
A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, elogiou a iniciativa dos pequenos produtores e disse que as melancias serão benvindas nas escolas. Elas serão entregues a partir da próxima segunda-feira, 20, por meio de um cronograma que está sendo montado pelo Departamento de Merenda Escolar. “Alimentos naturais, como frutas, são bastante apreciados pelos estudantes”, disse.