Nesta sexta-feira (10), a partir das 17h, a Banda Negra Melodia fará uma apresentação com as músicas que compõem seu primeiro EP autoral. O show será no Museu Municipal Francisco Coelho, na parte dos fundos, de frente para a entrada da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Velha Marabá. A gravação do EP conta com financiamento da Lei Aldir Blanc.
Fundada em agosto de 2009, a Banda Negra Melodia teve como idealizadores os sociólogos(as) Jane dos Santos Martins e Marcelo Melo dos Santos, ambos egressos do Curso de Ciências Sociais da UFPA, campus Marabá, hoje UNIFESSPA.
O projeto da Negra Melodia surge das diversas experiências e eventos culturais realizados no Tapiri Campus I. As músicas tocadas pela banda retomam letras, ritmos (Axé, Ijexá, Reggae, Samba-Reggae, Carimbó) e compositores (Clara Nunes, Rita Ribeiro, Mariene de Castro, Chico César, Edson Gomes, Gilberto Gil, Tribo de Jah etc.) ligados à valorização da cultura afro-brasileira.
Leia mais:A Banda Negra Melodia tem feito apresentações musicais em bares e casas de shows em Marabá, mas principalmente em espaços alternativos criados pelo movimento negro. A banda sempre participa e se apresenta nos tradicionais eventos do dia 20 de novembro (dia da consciência Negra) e puxa o Bloco “Terra Preta”, onde todas as vertentes do movimento negro saem com seus tambores para “pular o carnaval”.
Agora, nesta sexta-feira, a Negra Melodia deve lançar seu primeiro EP autoral. São sete canções que contam com composições autorais e parcerias. As canções trazem diversos ritmos (Reggae, Samba, Boi-Bumbá, lambada) e letras que valorizam elementos da Cultura Afro-Brasileira e denunciam as várias formas de violência sofrida por estes grupos. (Da Redação)