Correio de Carajás

Marabá espera aplicar 5 mil doses até esta quarta

Atualização 25 de agosto de 2021 por Redação

Começou nesta terça-feira (24) e termina quarta (25) a terceira chamada para todos os marabaenses maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A imunização, como tem sido de praxe, está ocorrendo no Centro de Convenções e a expectativa é de que nesses dois dias sejam aplicadas 5 mil doses da vacina. O município já imunizou mais de 110 mil pessoas.

De acordo com a enfermeira Percília Augusta Santana, que atua na linha de frente da covid-19, a movimentação nesta etapa tem sido bastante tranquila, até mais do que nas outras vezes, mas, mesmo assim, duas mil doses foram aplicadas neste primeiro dia de terceira chamada.

Leia mais:
Idosos têm comparecido em bom número ao Centro de Convenções

Ela explica que o apoio do pessoal da Universidade do Estado do Pará (UEPA), assim como o emprego dos servidores da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família têm contribuído para reduzir o tempo na fila de espera.

Percília chamou atenção, mais uma vez, para os benefícios da imunização, que se refletem na diminuição da ocupação de leitos nos hospitais da cidade e também no decréscimo da forma grave da doença. “A gente queria chamar atenção da população marabaense porque a vacinação é a única forma de prevenção da covid”, explica.

Percília Augusta: “Vacinação é a única forma de prevenção da covid”

Ainda de acordo com ela, tão logo o Ministério da Saúde autorize e o governo do Estado faça a distribuição de novas doses de imunizantes nos centros regionais de saúde espalhados no território paraense, Marabá começará a vacinar menores de 18 anos. Pelo andar da carruagem, isso pode ocorrer na semana que vem, mas a enfermeira não quis fixar um prazo, reafirmando que é preciso obedecer ao calendário do Ministério da Saúde. (Chagas Filho e Evangelista Rocha)