Durante abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal neste domingo (22), um homem acabou chamando a atenção pelas falas desconexas a respeito do seu destino. A equipe policial acionou os cães farejadores da Guarda Municipal de Marabá, que identificaram algo de ilícito no veículo.
Zyah e Drayka de imediato indicaram a localização exata da droga. O carro foi levado para uma oficina, onde precisou ser desmontado.
No interior do veículo foram encontrados 36,8kg de cocaína e 1kg de crack, divididos em 38 tabletes.
Leia mais:A abordagem aconteceu por volta das 11 horas da manhã, na BR-155, próximo ao viaduto da Estrada de Ferro Carajás, no Km 6. O motorista informou que estava vindo do estado de Rondônia, passou por Mato Grosso e cruzava Marabá.
De acordo com o guarda Eduardo D. Rizz, que participou da operação, o motorista informou que deixaria o veículo em um posto de combustível. “Eles escondem a droga muito bem. Os cães nos dão a indicação exata do produto ilícito”, explica.
Para o coordenador do Grupamento de Operações com cães da Guarda Municipal de Marabá, guarda Lourenço, o trabalho realizado atendendo outras instituições no combate ao tráfico de drogas é essencial.
“Estamos realizando trabalhos com bastante frequência e contendo esses crimes, tendo em vista que Marabá é uma rota do tráfico. Conseguimos mais uma vez, através dos nossos cães, descobrir droga em um veículo”.
Ele explica que provavelmente esse carro abordado seria liberado, pelo grau de dificuldade em encontrar a droga. “A operação começou 11h30 e terminou quase 18h. Sem o poder olfativo dos cães para confirmar que aquele veículo estava transportando drogas, seria impossível”, reafirma.
Atualmente, o canil da Guarda Municipal conta com três cães: Sadan, que é treinado para ações de proteção e patrulhamento, e Ziah e Drayka, que atuam na detecção de drogas e armas. (Ana Mangas)