Oito horas da manhã; meio dia; 18 horas. Nesses três horários, o fluxo de veículos na rodovia Transamazônica, próximo à ponte sobre Rio Itacaiunas, fica congestionado, principalmente depois da recente readequação realizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Trânsito, em parceria com a Prefeitura de Marabá.
A saída a médio prazo será a construção de uma terceira ponte sobre o mesmo rio, só que ligando a Folha 33 ao Bairro Filadélfia, chegando à Avenida 2000. Tudo começou com a intenção do próprio prefeito Tião Miranda, na gestão anterior, e começa a ganhar corpo agora, com assinatura de um convênio com o Estado para colocar a obra para rodar.
Os estudos preliminares foram feitos e o projeto básico está saindo do forno, devendo ficar pronto antes do final deste ano. A partir daí, a Prefeitura fará a licitação da obra, que deve durar um pouco mais de um ano.
Leia mais:Mas a Prefeitura nunca divulgou, com exatidão, onde será construída a nova ponte. Mas a equipe de Reportagem do CORREIO seguiu o faro dos engenheiros e as medições já realizadas no perímetro e fez sobrevoo de drone para mostrar ao marabaense os dois pontos da cidade que a obra fará a ligação.
Pela Nova Marabá, o acesso à ponte será em frete ao Amazônia Palace Hotel, entrando pela via da RBA TV. Mas há uma bifurcação logo no início e o condutor segue reto, na antiga estrada que leva às ruínas do antigo Matadouro Municipal.
A ponte vai passar exatamente em cima das ruínas. De lá, atravessa o Rio Itacaiunas, passa por cima de uma chácara próximo ao rio. Terminada a ponte, a via de acesso segue por um terreno baldio por cerca de 350 metros, até atravessar outra chácara, a Canaan.
Em seguida, chega à Avenida Armando Brito, que por sua vez faz ligação com a Avenida 2000, no Bairro Belo Horizonte.
Pelos cálculos informais da Reportagem, além dos 518 metros da ponte, a Prefeitura vai gastar uma grana preta para construir as vias de acesso às duas cabeceiras da ponte, com cerca de 1 quilômetro de estrada, além das indenizações, que não foram divulgadas em sua totalidade.
Com 125 mil veículos, Marabá tem a terceira maior frota de carros do Pará e recebe, em média, 35 mil veículos por dia em trânsito. Todo esse tráfego acaba sobrecarregando as duas pontes sobre o Itacaiúnas, principal elo entre a Cidade Nova e a Nova Marabá.
A obra está estimada em mais de R$ 90 milhões. A Prefeitura já pediu autorização da Câmara para contrair empréstimo bancário, enquanto o Estado liberou, inicialmente, R$ 25 milhões para ajudar a dar o pontapé inicial.
(Ana Mangas e Ulisses Pompeu)