Correio de Carajás

Justiça: Semana da Advocacia em agosto

Para valorizar o trabalho e dedicação dos advogados da região, a OAB – Subseção de Marabá realiza mais uma edição da Semana da Advocacia. O evento acontece de 8 a 11 de agosto no Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, e é direcionado a estudantes e profissionais do direito em todo o sul e sudeste do Pará. Palestras com advogados das áreas criminal, eleitoral, penal e de direitos humanos fazem parte da programação.

A Semana da Advocacia celebra o Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, e já acontece desde 2013 em Marabá, como bem lembra o presidente da subseção local da OAB, Haroldo Gaia. “Desde o primeiro mandato, havia esse anseio da nossa comunidade jurídica de que a OAB fizesse um evento para homenagear o advogado, para que chamasse a atenção da sociedade para a pessoa e para o trabalho que esse profissional realiza”, declara.

Segundo ele, é preciso valorizar a classe e mostrar o papel que ela desempenha em favor do bem comum. “O 11 de agosto é comemorado em todo Brasil entre aspas, porque a nossa profissão é muito condenada, combatida, desrespeitada. Então é preciso que a gente chame atenção da sociedade para o papel do advogado e da instituição OAB”.

Leia mais:

Com a realização do evento em um local mais amplo, a expectativa é de que um número maior de advogados e estudantes de Direito participem do evento. “Antes, nos realizávamos esse encontro no auditório da subseção de Marabá que não comporta tanta gente. Agora, com a mudança para o Centro de Convenções, esperamos uma participação bem maior”, declara Gaia.

“Marabá foi agraciada com esse centro de convenções e isso foi um presente para a cidade. E a OAB entrou nesse grande anseio de aproveitar esse espaço para que a gente faça realmente um evento gigante. Eu reuni com as faculdades aqui, a Carajás, Metropolitana e Unifesspa, e uma das coisas que eu disse para eles é que Marabá tem que ser agraciada com o melhor”, afirma Gaia. Hoje, existem cerca de mil estudantes em cursos de direito, em instituições públicas e privadas, e mais de 700 advogados na ativa, inscritos na subseção da OAB em Marabá.

Programação

A Semana da Advocacia começa no dia 8 de agosto, com palestra a “A Operação Lava Jato e a Reforma Política”, ministrada pelo delegado federal licenciado, e vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha, seguida por um debate sobre “A Reforma Trabalhista e seus Aspectos Socioeconômicos”, mediado pelo advogado Jarbas Vasconcelos, presidente nacional da Comissão de Prerrogativas da OAB. No mesmo dia, o jurista Rogério Greco profere a palestra “O Direito Penal na Atualidade e o Sistema Prisional no Século XXI”.

O evento continua no dia 9 de agosto com o debate “A Crise Migratória no Mundo”, com o advogado Carlito Lobo. Depois haverá palestra com o juiz Elder Lisboa, sob o tema “A Convencionalidade e os Pressupostos do Direito Internacional dos Direitos Humanos”. No mesmo dia, a advogada Magda Abou El Hosn discute “Alienação Parental: os reflexos nos filhos do divórcio”. E o professor universitário de direito, Jeferson Bacelar, levanta a temática “Hermenêutica Crítica como Ferramenta da Advocacia do Futuro”.

Já no dia 10 de agosto será ministrada a palestra “Formação Técnica do Advogado Criminalista” pelo advogado criminal Osvaldo Serrão. Em seguida, o diretor tesoureiro da OAB-PA, Robério Abdon d’Oliveira, expõe o tema “A Evolução do Processo Eleitoral Brasileiro Através do Financiamento de Campanha e da Propaganda Eleitoral, uma Abordagem Crítica”. Posteriormente, o presidente nacional da ABRACRIM, Elias Assad, realiza a palestra “Respeitem a Advocacia – Devolvam o nosso Juiz Imparcial”.

A Semana será finalizada no dia 11 de agosto, com churrasco e chopp na Área de Lazer da OAB Marabá. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever na subseção ou no site https://www.centraldacorrida.com.br/semanadaadvocaciadaoabsubsecaomaraba. Para estudantes as inscrições custam R$100. Para os profissionais que já exercem a atividade o valor é de R$150. Gaia adianta também que a programação está sujeita a mudanças, para incluir mais palestrantes.

“Pelos palestrantes, o nível da semana em si abordará várias áreas;, é bem mpla para que advogados e estudantes e busquem sempre a qualificação profissional”, destacou o advogado Ismael Gaia, que também participa da organização do evento. Ele destaca que Rogério Greco é um grande nome da área criminal e esta é a primeira vez que visita o interior do Pará. (Nathália Viegas)