Centenas de filiados ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) no sudeste do Pará, além de membros de outros partidos e populares lotaram o Cristal Eventos em Canaã dos Carajás em 7 de julho para um encontro regional da legenda. O objetivo era discutir o atual cenário para as eleições de 2018. Convidado especial do diretório local, o ex-ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, compareceu e foi muito festejado. Ele é pré-candidato a governador do Pará.
Estavam presentes lideranças e vereadores dos partidos: Prona, PHS, Avante, PV, PRB, PSD, PSC e PTC. Além deles, prefeitos do MDB, como Célio Boiadeiro, de Eldorado do Carajás e Darci Lermen, de Parauapebas e vereadores como Cristina Mutran, de Marabá. O deputado federal José Priante também estava na mesa, assim como os deputados estaduais João Chamon e José Scaff. Foram apresentados vários pré-candidatos do MDB na região, como o ex-prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o Chamonzinho, pré-candidato a deputado estadual.
“Ontem foi o meu aniversário de 12 anos de casamento com a Daniela (Barbalho) e eu teria muitos motivos para não vir, mas sempre a responsabilidade e honra de ter sido convidados têm me norteado. E eu trouxe a minha esposa comigo neste compromisso. O sul e o sudeste do Pará têm muita importância na minha vida, vim várias vezes como ministro, em lugares que nunca um titular de ministério havia andado”, destacou Helder, sob aplausos.
Leia mais:Por outro lado, destacou como as prefeituras da região têm sido tratadas no atual governo, com migalhas e situações vexatórias, por terem prefeitos que não são dos partidos da base de apoio do atual governador.
“Eles vêm aqui em época de eleição. São bons nisso. Mas depois de eleitos o que vemos é um festival de abandono, descaso. Chegou a hora de fazermos chegar a nossa mensagem a todos os cantos do Pará, por meio de nossos pré-candidatos. O nosso partido tem um projeto para o Pará”, anunciou.
Helder aproveitou para confirmar que a convenção estadual do MDB responsável pela escolha dos candidatos a senador, deputados estaduais e federais e ao governo do Pará será em Belém no dia 4 de agosto.
Deputado estadual pela região, João Chamon falou sobre a perseguição e que são alvos os parlamentares de oposição em Belém, tendo dificuldades de liberar recursos de suas emendas ao Orçamento do Estado. “Só conseguimos fazer um bom mandato até aqui, graças ao fato de que não nos acomodamos. Fui atrás, insisti, sempre no melhor interesse da população da nossa região, que não é tratada da forma que merece”, queixou-se.
Chamonzinho, outra liderança emedebista ali presente, conclamou os filiados ao MDB e os dos partidos ali representados a defenderem suas ideias com muita energia durante o período eleitoral, não deixando se perderem bandeiras históricas e sem perder o foco do desenvolvimento da região. “Eu já fui prefeito e sei bem como funciona em muitos lugares em relação ao Estado. Se não é o prefeito colocar merenda na escola, não tem merenda, se não colocar vigia, carregam as coisas. E se não colocar combustível na viatura da polícia, não tem policiamento. Essa é a nossa realidade”, enfatizou. (Da Redação)