No primeiro semestre de 2021, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) registrou 6.593 autos de infração utilizados para iniciar os processos administrativos que geram multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Apenas no mês de maio foram registrados 1.280 autos, o maior registro mensal. Entre as infrações mais comuns estão: condutores de motocicleta sem utilizar capacete de segurança (1.214), motociclistas transportando passageiros sem capacete (665), veículos sem licenciamento (233), condutor sem CNH (209). Outras infrações registradas foram: direção perigosa (56), dirigir veículo com CNH vencida há mais de 30 dias (8) e direção sob influência de álcool (5).
Leia mais:Em relação aos sinistros de trânsito (acidentes), de janeiro a junho foram 136 relacionados pelo departamento. Em relação ao semestre anterior, julho a dezembro de 2020, houve queda no número de acidentes. Nesse período foram registrados 160 sinistros.
O mês com maior número de sinistros foi março com 30. Entre os núcleos do município, Nova Marabá e Cidade Nova, lideram com 66 e 56 acidentes notificados no período, respectivamente.
De acordo com o DMTU, a redução nos números é reflexo de uma parceria exitosa com outros órgãos de trânsito e segurança por meio de operações integradas com Polícia Militar, Guarda Municipal de Marabá, Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Polícia Rodoviária Federal.
O diretor do departamento, Jocenilson Souza, faz uma avaliação positiva da atuação do órgão em outras frentes de trabalho. “A educação para o trânsito vem se destacando por meio de palestras, ações e blitz educativas que contribui para a diminuição de acidentes, assim como a sinalização. O DMTU trabalha o tripé do trânsito: fiscalização, sinalização e a educação para o trânsito”, pontua Jocenilson Souza.
“Juntamente com os demais órgãos, conseguimos alcançar nosso objetivo que é salvar vidas”, finaliza.
(Ascom PMM – Ronaldo Palheta)