Correio de Carajás

Primeira escola cívico-militar do sul do Pará é inaugurada em Redenção

Inauguração da unidade de ensino, que ofertará cerca de 900 vagas, foi realizada na terça-feiraInauguração da unidade de ensino, que ofertará cerca de 900 vagas, foi realizada na terça-feira/ Foto: Ascom/ Rendeção

A primeira escola cívico-militar do sul do Pará foi inaugurada em Redenção, nesta terça-feira (3). Denominada Escola Municipal Cívico-Militar Eva Tomé de Souza, a entidade oferece 900 vagas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em um modelo focado na educação de qualidade através da disciplina. As matrículas já estão abertas, inclusive para pessoas de outros municípios. As aulas serão em dois turnos: matutino e vespertino.

A entidade funcionará por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Redenção e a Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (Abemil). O objetivo é coibir a violência dentro do ambiente escolar, além da introdução do civismo e da disciplina com o intuito de melhorar os índices educacionais e a qualidade de vida dos alunos, conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Semec).

Foto: Ascom/Redenção
Foto: Ascom/Redenção

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, e funciona com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. “É um novo conceito de gestão na educação, trabalhando patriotismo, disciplina, respeito, compromisso, tudo com a participação do corpo pedagógico e apoio dos militares”, disse o prefeito Marcelo Borges (PSD).

Leia mais:
Foto: Ascom/Redenção
Foto: Ascom/Redenção

As aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo de 2021 nas escolas públicas municipais de Redenção serão retomadas a partir de 23 de agosto, com 50% do número de alunos, por turma, obedecendo as medidas obrigatórias de prevenção ao Covid-19. Conforme o secretário de Educação, Cultura e Lazer, Vanderly Moreira, a pasta elaborou um plano de ação com orientações acerca do retorno das aulas presenciais e as escolas seguirão rígidos protocolos de segurança e de higiene.

MATRÍCULAS

As matrículas para estudar na Escola Municipal Cívico-Militar Eva Tomé de Souza iniciaram na segunda-feira (2). São ofertadas vagas para os alunos que irão cursar do 6º ao 9º ano. Para efetuar a matrícula, um dos pais ou responsável legal do estudante deverá comparecer, das 8h às 18h, na unidade de ensino, localizada na Rua Sérgio Ferreira de Souza, setor Santos Dumont. (Delmiro Silva/informações de Paulo Carrion)