Dando prosseguimento à Operação Samaúma, dois postos de combustível foram fiscalizados e autuados por abastecer infratores ambientais que trabalhavam, principalmente, no envolvimento com garimpo ilegal, na área da Vila Renascer, próximo à base da Fundação Nacional do Índio (Funai), no interior da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu.
A ação aconteceu na quarta-feira, 28, quando militares do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, apoiaram os agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública.
Leia mais:Foram apreendidos 500 litros de gasolina, 300 litros de óleo diesel, 1 gerador, 334 litros de óleos lubrificantes, uma balança de precisão e uma pequena quantidade de ouro, o que corroborou com a suspeita de ligação coma a atividade garimpeira ilegal.
Um dos proprietários foi multado no valor de R$ 110.500,00.
A Operação Samaúma foi iniciada no dia 28 de junho, por meio de Decreto Presidencial, permitindo o emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem para o combate aos crimes ambientais. (Ana Mangas, com informações da SECOM/23ª Brigada)