Correio de Carajás

Simone Biles desiste da final individual geral nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Ginasta americana era a favorita ao ouro, medalha que já ganhou em 2016, mas precisou se retirar da disputa para preservar sua saúde mental

A ginasta americana Simone Biles, maior estrela da modalidade, desistiu de disputar a final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio 2020, que acontece nesta quinta-feira, às 7h50 (horário de Brasília). A ginasta de 24 anos ainda pode participar das finais por aparelhos a partir de domingo. Ela está classificada para a decisão em todos os aparelhos.

A decisão foi tomada após uma avaliação médica em que a atleta optou por cuidar do seu bem-estar emocional. Simone é a campeã olímpica individual geral da Rio 2016, na qual também ganhou o ouro por equipes e no salto e solo, além do bronze na trave. Na manhã desta terça-feira, a ginasta já havia se retirado da disputa por equipes após um salto ruim. Ainda assim, os Estados Unidos conquistaram a medalha de prata. A equipe de ginástica americana confirmou a decisão pelas redes sociais e disse apoiar a atleta.

“Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”

Leia mais:

 

Jade Carey, que acabou a classificatória na nona posição, vai substituir Simone Biles como uma das duas representantes americanas na final do individual geral. Sunisa Lee, terceira colocada, é a outra americana na disputa. A brasileira Rebeca Andrade foi a segunda colocada na classificatória, atrás apenas de Simone.

Entenda a história

 

Nessa terça-feira, a maior estrela das Olimpíadas de Tóquio cometeu uma grande falha no salto, seu primeiro aparelho na final por equipes e foi retirada dos outros aparelhos. Na reserva, ela torceu muito, mas viu as companheiras serem superadas pelas russas, encerrando uma hegemonia de mais de dez anos. Os Estados Unidos e Simone faturaram a prata. A Grã-Bretanha completou o pódio.

– Eu senti que seria melhor que eu me afastasse… Eu não queria arriscar uma medalha do time, porque elas trabalharam duro demais para eu estragar tudo – disse a ginasta depois, em entrevista coletiva. – Preciso me concentrar no meu bem-estar, há vida além da ginástica. Infelizmente aconteceu nesse palco. Esses Jogos Olímpicos têm sido muito estressantes… Uma longa semana, um longo ciclo olímpico e um longo ano. Eu acho que estamos todos muito estressados. Nós deveríamos estar nos divertindo e esse não é o caso.

Dona de quatro ouros e um bronze na Rio 2016, a ginasta de 24 anos chegou em Tóquio como a grande favorita das Olimpíadas. Ela se garantiu para todas as finais mesmo cometendo falhas nas classificatórias.

A atleta chegou a fazer um desabafo em uma nas redes sociais após falhar em todos os aparelhos na fase classificatória. Ela disse que pesa a pressão de ser apontada como a maior estrela dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

– Não foi um dia fácil ou o meu melhor, mas consegui superá-lo. Eu realmente sinto que às vezes tenho o peso do mundo sobre meus ombros. Eu sei que eu ignoro e faço parecer que a pressão não me afeta, mas às vezes é difícil, hahaha! As Olimpíadas não são brincadeira! Mas estou feliz que minha família foi capaz de estar comigo virtualmente, eles significam o mundo para mim! – postou Simone. (Fonte:G1)