Dois adolescentes em situação de risco foram resgatados pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Conceição do Araguaia, região sul do Pará, nesta segunda-feira (12). O resgate ocorreu em cumprimento a uma solicitação expedida pelo Ministério Público do Pará (MPPA), considerando que os adolescentes estariam submetidos a situação de risco, juntamente com os responsáveis, que seriam dependentes de substâncias entorpecentes.
O Conselho Tutelar informou que a operação de resgate dos adolescentes, dois irmãos de 15 e 13 anos, que se encontravam em uma residência num bairro periférico de Conceição do Araguaia com a mãe e o companheiro, transcorreu sem alteração e contou com apoio de uma guarnição do 22º Batalhão da Polícia Militar “5 de março”.
O Conselho relatou que os dois jovens não se encontram matriculados em nenhuma instituição de ensino. Segundo o conselheiro tutelar Jedson Gonçalves, os dois foram conduzidos para uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, onde receberão os cuidados necessários, incluindo acompanhamento com assistente social e psicólogo. Eles ficarão acolhidos no local por tempo indeterminado.
Leia mais:A 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Conceição do Araguaia avaliará se algum ente familiar dos adolescentes atende aos requisitos fundamentais para assumir a guarda deles, caso contrário, serão encaminhados para adoção. (Delmiro Silva)