Enquanto alguns municípios da região sul do Pará liberaram a visitação de praias e ilhas, Conceição do Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins, intensificou as ações de fiscalização visando inibir a circulação de banhistas e de veículos no Rio Araguaia, exceto em situações específicas. Além de garantir o cumprimento das medidas de prevenção à covid-19, as ações objetivam conter os índices de acidentes de trânsito e a criminalidade.
A operação, denominada “Veraneio Mais Seguro”, teve início nesta sexta-feira, 2, e se estenderá até o dia 2 de agosto, com policiamento fluvial no Rio Araguaia, com guarnições policiais e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); fiscalização nos portos, bares, restaurantes e similares, com equipes da Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Polícia Militar, DETRAN, DMTRAN e Conselho Tutelar, além de policiamento ostensivo nos locais e horários de maior fluxo de pessoas.
Conforme informou a coordenadora local da Vigilância Sanitária, Gilena Oliveira, as ações de fiscalização têm como foco evitar possíveis práticas turísticas como acampamentos, movimentação nas praias e ilhas e passeios no Rio Araguaia, que possam causar aglomerações de pessoas. “Nosso objetivo é conter ou até reduzir os números de infecções de covid-19, que atualmente estão controlados devido as ações que temos feito constantemente”, disse.
Leia mais:A operação, realizada em período integral, recebeu reforço de 30 policiais, que se somaram ao efetivo do 22º Batalhão da Polícia Militar “5 de Março”, com sede em Conceição do Araguaia. Além do apoio as ações sanitárias, o policiamento intensificará as ações estratégicas e ostensivas de combate as mais diversas práticas delituosas como roubos, assaltos e furtos.
Vacinação
Conforme o cronograma de vacinação divulgado nesta sexta-feira, 2, pela Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia, na próxima segunda-feira serão vacinadas pessoas de 42 e 43 anos; na terça, de 40 a 41 anos; na quarta, de 38 a 39 anos. A vacinação será nas escolas 14 de abril, Maria de Fátima e Luzilaide Santos, das 8h às 17h. (Delmiro Silva)