Infelizmente o racismo é muito enraizado no Brasil, e por conta disso, diversas pessoas negras são acusadas injustamente por crimes que não cometeram. Um caso que ocorreu no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, tomou grandes proporções nessa semana, quando o instrutor de surf Matheus Ribeiro, jovem negro, foi abordado como se fosse um ladrão e acusado de ter roubado uma bicicleta de um casal branco. Matheus estava com uma bike elétrica parecida com a que havia sido furtada.
Após provar que era sua a bicicleta, Matheus gravou com o celular a abordagem e narrou o que havia acabado de acontecer. O instrutor postou o vídeo na Internet fazendo com que as imagens viralizassem. Mas quem teria roubado o veículo? Nesta quinta-feira (17), a resposta chegou com a detenção do verdadeiro criminoso.
Policiais da 14ª Delegacia de Polícia prenderam Igor Martins Pinheiro, de 22 anos, como autor do furto da bicicleta elétrica. Igor é branco e morador de Botafogo, na Zona Sul do Rio e foi preso após ter sido reconhecido por um segurança, que prestou depoimento sobre o caso. Na casa dele, foram encontradas as mesmas roupas do dia do crime em que aparecem em uma câmera de segurança no local.
Leia mais:Igor já possuía 28 anotações criminais, sendo 14 por furto de bicicleta. (Diário Online)