Nesta terça-feira, 8, foram instaladas barreiras sanitárias nas rodovias de acesso a Conceição do Araguaia, sentido Tocantins e Redenção. Todas as pessoas abordadas são submetidas a triagem e precisam comprovar que residem no munícipio ou que estejam se deslocando por motivos justificáveis, como trabalho ou tratamento de saúde. O objetivo, segundo as autoridades, é conter os casos de covid-19 no município, que faz divisa com o Tocantins.
As barreiras sanitárias contam com apoio de equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA); Vigilância Sanitária de Conceição do Araguaia (VISA); Polícia Militar; e Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTRAN). Segundo as autoridades todos os veículos devem ser parados e as pessoas abordadas submetidas a triagem pelas equipes sanitárias.
Conforme a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Gilena Oliveira, quem apresentar sintomas gripais ou teve contato direto com alguém que contraiu covid-19 nos últimos 10 dias, será submetido ao teste rápido. “Caso a pessoa resida em Conceição do Araguaia, será monitorada. Se for de outro município, nossas equipes passarão as informações para as equipes sanitárias do município de destino dessa pessoa”, informou.
Leia mais:Segundo ela, as barreiras serão mantidas em período integral e por tempo indeterminado.
Desde o último sábado, 5, Conceição do Araguaia estabeleceu lockdown, por meio do Decreto Nº 0240/2021, permitindo até a meia noite do próximo domingo, 13, o funcionamento apenas de comércios e serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias, panificadoras, açougues, mercearias, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, lotéricas, agências bancárias e disk-entrega de alimentos, medicamentos e itens de limpeza e higiene pessoal. (Delmiro Silva)