Conceição do Araguaia, na região sul do Estado, decretou lockdown a partir desse sábado, 5, estabelecendo, assim, o fechamento temporário de todos os empreendimentos comerciais e serviços considerados não essenciais, além do fechamento das praias e instalação de barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade. A medida, prevista no Decreto Nº 0240/2021, dessa sexta-feira (4), se estenderá até o dia 13 de junho. O objetivo é conter o avanço da covid-19 no município.
Conforme o Decreto, fica proibida a circulação de pessoas, salvo por motivo justificado, a partir da meia-noite desse sábado até as 5 horas do próximo dia 14, além da suspensão de funcionamento de lojas, estabelecimentos de prestação de serviços e o comércio em geral. O texto prevê a proibição temporária da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas pelos próximos oito dias.
A decisão destaca que apenas os setores do comércio e de serviços considerados essenciais, incluindo supermercados, farmácias, panificadoras, açougues, mercearias, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, casas lotéricas, agências bancárias, além de serviços de disk-entrega de alimentos, medicamentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, poderão funcionar até o próximo dia 13. O funcionamento da Feira Municipal ficará restrito à comercialização de frutas e verduras.
Leia mais:Quem desrespeitar as determinações estará sujeito a advertência; multa diária de até R$ 10 mil (pessoas jurídicas) e de até R$ 150 (pessoas físicas); os valores poderão ser duplicados por cada reincidência, além de embargo e/ou interdição do estabelecimento. O prefeito Jair Martins alegou que a medida é necessária diante do aumento do número de casos e da quantidade de pessoas na fila de espera por leitos para tratamento da doença, já que a saúde do Município pode entrar em colapso.
Até o fechamento dessa edição, a Secretária Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia não havia divulgado o boletim epidemiológico com os casos de covid-19 no município. Conceição do Araguaia foi o primeiro município da região sul do Estado com caso confirmado no dia 13 de abril de 2020. (Delmiro Silva)