Com a chegada do mês de junho longos dias sem chuva são esperados. Quem mora em Parauapebas e região sabe o que isso significa: o aumento das queimadas em lotes na zona urbana e rural do município.
Nesta semana dois casos chamaram atenção na região: um foco de incêndio no alto de um morro, localizado próximo ao Bairro Caetanópolis, na segunda-feira (24) à noite, em Parauapebas, e e outro à beira da Rodovia PA-275, no trecho entre Curionópolis e Eldorado do Carajás, que prejudicou a visibilidade na pista, gerando alto risco de acidentes. Ambos os casos circularam por redes sociais e Whatsapp.
O tenente Paulo Victor de Oliveira Furtado, do 23º Grupamento de Bombeiros Militares, destaca que, apesar dos focos de incêndio como o presenciado no Bairro Caetanópolis, serem costumeiramente divulgados em redes sociais, não houve denúncia por parte dos cidadãos que registraram as imagens, dificultando o trabalho dos bombeiros.
Leia mais:O oficial ainda lembrou da Lei Municipal nº 4.925/2020, que proíbe e pune com multa queimadas propositais no município: “É recomendado que fazendeiros e sitiantes entrem em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para verificar a situação da queima controlada junto do Corpo de Bombeiros para não serem multados”, afirmou Paulo Victor.
Os cidadãos de Parauapebas podem denunciar focos de incêndio através da linha de telefone emergencial dos Bombeiros, 193, e da Defesa Civil, 199. A Semma ainda conta com um número de WhatsApp onde denúncias com foto podem ser feitas: (94) 98188-3067. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)
https://www.youtube.com/watch?v=7koZsdtoqxA&ab_channel=CorreiodeCaraj%C3%A1s