Iago Almeida dos Santos, de 20 anos, morreu em uma intervenção policial registrada na noite desta quinta-feira (6), em Parauapebas. Ele havia deixado a Cadeia Pública em agosto do ano passado e respondia a dois processos judiciais, um por tráfico de drogas e outro por homicídio, junto a mais oito pessoas.
Conforme a Polícia Militar, por volta das 21 horas desta quinta, uma guarnição fazia rondas pela Rua 03, no Bairro Primavera, quando visualizou Iago caminhando e ordenou que ele parasse para uma revista de rotina.
Leia mais:Um dos policiais desceu da motocicleta e se aproximou para revistá-lo, mas, de acordo com as informações da guarnição, Iago tentou puxar algo da cintura. O militar, apreensivo, tentou segurar a mão do suspeito e os dois travaram uma luta corporal.
Os policiais afirmam que durante a briga Iago conseguiu sacara a arma e efetuar um disparo. O policial, então, atirou duas vezes contra ele, derrubando-o. Ainda com a arma em mãos, Iago teria tentado se levantar e continuava apontando a arma contra a guarnição, que conseguiu desarmá-lo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando a ambulância chegou Iago já estava morto. Um irmão dele esteve no local e, segundo a Polícia Militar, declarou que Iago era envolvido com o tráfico de drogas e que não vivia mais perto dos familiares, morando nas margens do Rio Parauapebas com outras pessoas envolvidas com criminalidade.
Com Iago foram apreendidos 114 gramas de maconha, duas pedras de crack, uma pistola, quatro munições e um aparelho celular. O corpo dele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil. (Luciana Marschall – com informações de Ronaldo Modesto)