Esta segunda-feira (3) foi tensa em Marabá: a Polícia Militar prendeu quatro adultos e apreendeu dois adolescentes em conflito com a lei. Pelo menos três deles tiveram participação em um assalto que ocorreu na Folha 28 (região central da Nova Marabá). Teve de tudo nesse caso: tentativa de linchamento, acusado de homicídio preso… teve até a participação do “Coringa”!
Os presos foram identificados como Rodrigo dos Santos Nascimento, de 23 anos; Josué Souza Dias, de 21; Marcos Pontes Pereira, de 22 (todos residentes no Núcleo Cidade Nova); e Janailson Pacheco, de 26 anos, o mais perigoso do bando, pois ele chegou há pouco tempo, vindo de Paragominas, onde responde por um assassinato.
Além dos quatro a polícia apreendeu ainda um adolescente de 17 anos, que se diz morador de rua em Parauapebas; e um menor, de apenas 15 anos de idade, morador do Bairro Santa Rosa, na Velha Marabá, apelidado de “Coringa”. Daqui a pouco o leitor vai entender a participação deles no assalto.
Leia mais:Linchamento e prisão
A casa da quadrilha começou a cair quando dois bandidos em uma moto assaltaram uma mulher. Eles foram flagrados pela população. O acusado que estava com a arma e o dinheiro da vítima conseguiu fugir, mas o comparsa dele, que pilotava a moto, foi agarrado por populares e começou a ser linchado no pátio da Igreja Católica, na Feira da 28. Trata-se do adolescente de 17 anos, que diz ter vindo de Parauapebas.
Ele só não levou a pior porque um policial militar que estava no local o retirou das garras da multidão e acionou uma viatura da PM. A partir daí a polícia foi até o local onde estaria o comparsa do adolescente e o encontrou em uma casa no Bairro das Laranjeiras (Núcleo Cidade Nova).
De acordo com o tenente Rodrigues, da Polícia Militar, que comandou a operação, na residência indicada foram encontrados os quatro adultos, entre eles Janailson, que havia participado do assalto. Ele estava com o revólver calibre 38, com duas balas, usado no roubo, e parte do dinheiro roubado. Na casa havia também drogas e celulares e notebooks sem procedência.
Ainda segundo o tenente, todos os suspeitos foram colocados na viatura policial, mas a PM ainda voltou à Folha 28, porque os criminosos confirmaram que lá havia um ponto de apoio para os assaltantes. Chegando ao local, a PM encontrou o adolescente “Coringa”. Ele revelou sua participação no assalto, ao confessar que foi ele quem viu uma mulher sacando dinheiro em um banco e “deu a fita” para os comparsas. (Chagas Filho e Evangelista Rocha)