Com textos inéditos, o poeta e professor marabaense Airton Souza foi um dos grandes vencedores do Prêmio Off Flip 2021, Poesia, Conto e Crônica. O Prêmio Off Flip dá visibilidade a novos autores de talento, incentiva a criação de literatura em língua portuguesa e proporciona a participação dos vencedores na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), prevista para acontecer em julho de 2021.
Os vencedores são contemplados com prêmios em dinheiro e cotas de livros. Todos os finalistas foram avaliados por uma curadoria especial e seus textos serão publicados numa obra, em formato de coletânea, com o selo da Off Flip. A divulgação da lista final aconteceu na última semana.
Em sua 16º edição, o Prêmio Off Flip de Literatura vem cada vez mais conquistando reconhecimento no cenário lusófono, tendo sido finalista do Prêmio Vivaleitura, concedido em 2008 pelo Ministério da Cultura, pelo MEC e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos entre quase dois mil projetos literários em curso no país.
Leia mais:PARAENSES
Airton Souza ficou em 2º Lugar na categoria poesia, com o poema “Receita para emplumar o coração de outono”, ficou, ainda, em 3º Lugar na categoria conto, com o texto inédito: “A chuva não sabe como consumar feridas”, e ficou em 10º Lugar na categoria crônica com o texto: “Carta ao pai morto”, que é o título de seu livro de crônicas, ainda inédito.
Segundo Airton: “O Prêmio Off Flip tem uma força muito importante no cenário nacional. Ele vem ajudando a fortalecer produções até então invisibilizadas, além de contribuir com a disseminação do livro, através da publicação das antologias, é também uma oportunidade de ser lido em outras regiões do país”.
Além de continuar produzindo e vencendo nos principais prêmios de escrita do país, Airton tem se dedicado ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCOM, da Universidade Federal do Pará.
Outros paraenses premiados no Prêmio Off Flip foram: a escritora Luciana Brandão Carreira, que ficou em 5º Lugar na categoria poesia, com o poema “Da escuta, a primeira carta de Circe”, e o escritor Fabrício Ferreira, que ficou em 5º Lugar na categoria Crônica, com o texto “Um lugar ao (lado do) sol.
Ao todo, o Prêmio Off Flip de Literatura recebeu mais de 2.700 inscrições, somando as três categorias, o que mostra a importância de ser um dos vencedores desse prêmio. Só na categoria poesia foram mais de 1.000 inscrições.
O lançamento das três antologias literárias acontecerá no Centro Cultural Sesc Paraty durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que até então está prevista para julho de 2021. A confirmação das datas ainda dependerá do controle da pandemia no país. (Da Redação)