Correio de Carajás

Novo Progresso: Acusado de matar a cunhada e o pai dela tem prisão mantida

Preso desde 2016, o pecuarista Valecir Hoffmann vai continuar encarcerado por decisão dos desembargadores da Seção de Direito Penal que negaram, ontem (25), o pedido de liberdade provisória. Ele é acusado de envolvimento em um duplo homicídio na Comarca de Novo Progresso, crime que vitimou a cunhada dele, Rozeli Capelari Bordim, e o pai dela, Vital Capelari Bordim.

O caso aconteceu há mais de 20 anos, em 1.997, e Valecir passou 19 anos foragido até ser localizado e preso no Estado do Mato Grosso. De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público do Estado do Pará, no dia do crime Valecir e outras cinco pessoas teriam invadido a propriedade rural da família e cometido os assassinatos.

Os crimes, ainda conforme a acusação, ocorreram por disputa pela herança de Jaci Hoffmann, irmão do acusado, falecido naquele ano. Ele era marido da vítima Rozeli e a herança englobava propriedades rurais e máquinas agrícolas.

Leia mais:

Ao pedir a liberdade de Hoffmann, a defesa alegou constrangimento ilegal por excesso de prazo, considerando que o réu está preso desde 2016 sem que haja previsão de julgamento.

No entanto, a relatora do processo, desembargadora Vânia Lúcia da Silveira, destacou necessidade de manutenção da preventiva considerando persistirem os motivos que ensejaram a prisão, fundamentada na garantia da ordem pública, instrução processual e aplicação da lei penal. Ressaltou, ainda, que o réu passou 19 anos foragido. (Luciana Marschall – com informações de Ascom/TJPA)