O Comitê Municipal de Gestão Covid-19 de Marabá vai se reunir às 13 horas desta quinta-feira, dia 25 de março, para definir a possibilidade de sugerir ao prefeito Tião Miranda a decretação de lockdown em Marabá, diante da situação caótica nos hospitais. Tanto o Hospital Municipal quanto o Regional estão à beira de um colapso e estabelecer o fechamento severo ajudaria a diminuir a transmissão e o número de casos que chegam às duas casas de saúde.
Mesmo com abertura de novos leitos nos últimos dias no Hospital Municipal de Marabá (HMM), o número de pacientes não para de crescer. E foi para abrir esses novos leitos que até a sala que é tradicionalmente usada para descanso dos profissionais de saúde que estão exaustos de tanto trabalho na pandemia, precisou ser desmobilizada e os trabalhadores atravessaram a Praça da Criança para descansar em apartamentos do Hotel Vale do Tocantins (HVT), que fica ali próximo.
O secretário municipal de Saúde, Valmir Moura, havia dito ontem, em entrevista ao CORREIO, que levaria o assunto para discutir no Comitê. Três membros do referido Comitê de Gestão Covid-19, consultados pela Reportagem do CORREIO, confirmaram a reunião de logo mais e disseram que o lockdown é quase certo, só devendo ser discutido o que fechar e o que deixar aberto. (Ulisses Pompeu)
Leia mais: